Lembra da Jojo Kendals? A Drag Queen viralizou nas redes sociais depois de ter postado um vídeo para crianças responderem perguntas sobre a Jojo. Criada pelo londrinense Joe Veloso, o resultado dos duetos mostraram que as crianças reagem de forma não preconceituosa em relação às Drag Queens. A luta contra o preconceito é lembrada no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data renova a esperança de igualdade, independente da orientação sexual, especialmente para gays, lésbicas, travestis, pessoas trans, intersexuais e assexuais.
"A gente deve ser visto como qualquer outra pessoa, que a gente não era errado, que a gente não era criminoso só por ter uma orientação sexual ou uma identidade de gênero diferente das tradicionais", comenta Veloso fazendo referência a "Revolta de Stonewell".
O episódio denominado "Revolta de Stonewall” aconteceu em 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, quando um grupo de pessoas LGBTQIA+ começou a manifestar contra as frequentes batidas e violência policial contra pessoas gays e locais que aceitavam a presença deles. Desde então, o movimento vem crescendo e resistindo.
Leia mais:
Bruno Mars se despede do Brasil com tatuagem do Cristo Redentor
Suspeitos de envolvimento em morte de Liam Payne são presos na Argentina
Neymar e Bruna Biancardi chegam ao Brasil para a festa de Mavie
Polícia argentina investiga funcionário de hotel, traficante e empresário em caso Liam Payne
No Brasil, por exemplo, em 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que pessoas trans podem alterar seus documentos. A Parada do Orgulho LGBTQIA+, promovida em São Paulo desde o ano de 1997, é uma das maiores do mundo. No entanto, o país figura no topo do ranking de países em que mais se assassinam pessoas trans.
Jojo Kendals
Joe Veloso, depois de ter viralizado no TikTok, faz sucesso no Instagram e no Twitter também. A Drag é seguida até pela Lady Gaga! O vídeo para dueto tem mais de 1 milhão de visualizações e aproximadamente 148 mil curtidas.
Após levar a pauta para dentro de muitas casas, Veloso destaca que é preciso normalizar e trazer novas experiências à luz do dia. "A sociedade precisa entender que não somos coisas noturnas, que não somos artes feitas para a noite. Somos artes para serem consumidas a qualquer hora", afirma.
A Drag Queen preparou outro vídeo para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, confira:
Não acaba aqui. Joe Veloso comentou sobre a importância de ter viralizado e como isso pode contribuir na luta pela igualdade. Confira no Instagram do Bonde (@portalbonde):
*Sob supervisão de Fernanda Circhia