A atriz Katie Leung, 33, conhecida por interpretar a personagem Cho Chang na franquia "Harry Potter" (2001), revelou que recebeu orientações para esconder os ataques racistas que sofreu na época do lançamento dos filmes.
"Eu pesquisei meu nome na internet e achei um site de fãs. Lembro de ler todos os comentários e sim, tinha muita coisa racista", disse a atriz em entrevista ao podcast Chinese Chippy Girl. Ela contou que havia encontrado sites dedicados ao ódio contra ela, e que notificou a equipe de publicidade sobre isso.
"Lembro deles falando para mim 'ah, olha Kate, nós não vimos esses sites que as pessoas estão falando. E, sabe, se alguém te perguntar sobre isso, apenas diga que não é verdade, diga que isto não está acontecendo'. E eu só acenei com a minha cabeça e estava 'okay, okay'", afirma.
"Mesmo eu tendo visto aquilo com meus próprios olhos, eu estava tipo 'tá bom, só vou dizer que tudo é incrível'", continuou a artista. Na época, Leung tinha 16 anos. O primeiro filme em que atuou foi "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005).
No podcast, ela diz que é muito grata pela oportunidade na franquia, mas que foi colocada em uma posição muito difícil. "Eu continuo dizendo 'eu queria ter dito algo', mas você não pode fazer isso". A personagem foi a estreia de Leung como atriz.
A personagem Cho Chang é o primeiro interesse romântico de Harry Potter (Daniel Radcliffe), com quem ele dá o primeiro beijo. Em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", Chang havia perdido seu namorado Cedrico Diggory (Robert Pattinson) e depois disso se aproxima de Harry.
Na sequência, em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", ela é quem conta para a maldosa Dolores Umbridge (Imelda Staunton) onde a Armada de Dumbledore se reunia. Apesar de aparecer nos últimos três longas da franquia, a personagem tem um destaque menor pois Harry começa a se interessar por Gina Weasley (Bonnie Wright).
O último filme da franquia, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", chegou aos cinemas no ano de 2011. Atualmente, a escritora J.K. Rowling, 55, trabalha em "Animais Fantásticos", que se passa no mesmo universo de "Harry Potter".
A franquia já teve dois filmes lançados e conta com outros três em desenvolvimento. O terceiro longa será situado no Rio de Janeiro, na década de 1930. A autora é acusada de cometer transfobia, após dar declarações controversas em suas redes sociais.