Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mudança no perfil

Jogos olímpicos mudam top 10 de 'atletas influenciadores' do Brasil

André Fontenelle - Folhapress
13 ago 2024 às 16:15
- COB
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"O esporte olímpico não é uma coisa valorizada. Cara, o dia que eu parar de saltar, zero, se vira. O que é que tu tem depois? E essa é a importância das redes sociais, né? Disso que tá acontecendo. Porque tu consegue acabar trabalhando essa parte."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Veja o vídeo:

Shakira dança de vestido em boate e reclama de filmagens impróprias

Imagem de destaque
De Datena

Pablo Marçal tem alta de hospital após cadeirada

Imagem de destaque
Agenda de campanha

Datena cancela compromissos, e campanha culpa a chuva

Imagem de destaque
"preta de direita"

Jojo Todynho diz que vai entrar na política em 2026

Almir Jr. -@3almirjr no Instagram- ficou em 11º lugar no salto triplo nos Jogos de Paris. Chamou a atenção mais por um gesto que lhe rendeu a atenção da transmissão olímpica de TV para o mundo inteiro. Após a prova, ainda na pista, pediu em casamento sua companheira, a influencer Talita Ramos -@taliramos, que tem 1,4 milhão de seguidores no Instagram. 

Publicidade


O pedido de casamento rendeu 2.200 comentários no Instagram dela e 936 no dele. Nos Jogos de Paris, Almir saltou de 161 mil para 203 mil seguidores, um crescimento de 26%.

Publicidade


A declaração acima, dada por Almir logo após a final do triplo, é reveladora da preocupação que alguns atletas passaram a ter com as redes sociais.

Publicidade


A reportagem levantou o número de seguidores no Instagram de 279 atletas da equipe olímpica brasileira nos Jogos, no dia da cerimônia de abertura e no dia do encerramento. Os números revelam algumas curiosidades.


Uma delas é uma mudança no perfil dos atletas olímpicos mais populares. Sai o vôlei, entra a ginástica. Se antes dos Jogos quatro nomes das quadras (Bruno Rezende, Gabi Guimarães, Rosamaria e Thaisa) estavam no top 10, agora não há mais nenhum. Em compensação, a ginástica artística passou de dois (Rebeca Andrade e Arthur Nory) para cinco (Rebeca, Flavia Saraiva, Julia Soares, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira).

Publicidade


Em parte, isso se deve ao "efeito medalha", mas também às campanhas que a CazéTV promoveu para ampliar o número de seguidores de vários atletas -uma forma de ajudá-los a obter patrocínio.
E os medalhistas já estão tirando proveito.


Do alto de seus mais de 1 milhão de seguidores somados, Ana Patrícia (640 mil) e Duda (530 mil) postaram ainda em Paris a primeira "parceria paga" pós-ouro olímpico, para uma marca de chinelos de dedo. Beatriz Souza, ouro no judô, postou suas participações nos programas de TV de Luciano Huck e Pedro Bial.

Publicidade


Outros, como Larissa Pimenta, dois bronzes no judô em Paris (individual e por equipes), e Natinha Araújo, do vôlei feminino, trocaram a foto de perfil e agora exibem com orgulho suas medalhas.


No quesito crescimento, ninguém superou Beatriz Souza na delegação brasileira. Ela saltou de 11,4 mil seguidores para 3,3 milhões.

Publicidade


Imagem
TikTok anuncia recurso de chat em grupo e adesivos customizados
O TikTok anunciou nesta segunda-feira (12) o lançamento de bate-papos em grupo e adesivos personalizados para mensagens diretas.


O segundo maior crescimento, em termos percentuais, foi de Valdileia Martins, do salto em altura. Além de conseguir a classificação para a final de sua prova, ela comoveu o público devido à morte do pai, quatro dias antes de disputar a eliminatória no Stade de France. Passou de 1.900 para 207 mil seguidores.


Os medalhistas brasileiros tiveram, na média, um aumento de 842% no número de seguidores. Mas os não medalhistas também tiveram um ganho médio significativo, de 167%.


Quando, em vez da média, se adota como critério de comparação a mediana (o valor exatamente no meio da lista), menos sujeita a distorções, a medalha rende 51% a mais de seguidores, contra 25% sem medalha.
O fenômeno dos atletas-influenciadores parece ser mais acentuado no Brasil que em outros países, onde os heróis olímpicos têm números de seguidores mais modestos.


Noah Lyles, o americano que venceu os 100 metros rasos, tem 1,5 milhão de seguidores, mesmo valor do superjudoca francês Teddy Riner, e só um pouco a mais que outro herói olímpico local, o nadador Léon Marchand, ganhador de quatro medalhas de ouro.


Por outro lado, a superginasta Simone Biles tem 12,5 milhões de seguidores no Instagram, ainda à frente da amiga e rival Rebeca Andrade, apesar da campanha promovida por internautas para a brasileira ultrapassar a americana.


A exposição na mídia, por si, não é garantia de explosão no Instagram. A nadadora Ana Carolina Vieira, desligada da delegação durante os Jogos, acusada de indisciplina, esteve nas manchetes dos jornais e sites, mas isso lhe rendeu 22 mil seguidores novos -mesmo assim, um crescimento de mais de 150%.


O esforço dos atletas para bombar nas redes não termina com os Jogos. Ainda no Stade de France, os repórteres brasileiros perguntaram a Almir Jr. quando será o casamento com Talita.
"Acompanha isso nas redes sociais aí. Valeu", foi a resposta dele.


Top 10 atletas olímpicos brasileiros com mais seguidores


Em milhões

Posição - atleta - esporte - seguidores
1 - Gabriel Medina - surfe - 14,20
2 - Rebeca Andrade - ginástica art. - 11,3
3 - Rayssa Leal - skate - 9,20
4 - Paulo André - atletismo - 7,60
5 - Flavia Saraiva - ginástica art. - 5,10
6 - Beatriz Souza - judô - 3,30
7 - Marta - futebol - 2,90
8 - Julia Soares - ginástica art. - 2,7
9 - Jade Barbosa - ginástica art. - 1,90
9 - Lorrane Oliveira - ginástica art. - 1,90


Imagem
Influenciadores de ciência atraem milhões nas redes com experimentos e combate à fake news
Em uma roda de conversa entre calouros e veteranos do curso de física da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), um aluno recém-chegado afirmou que escolheu aquele curso e aquela universidade porque era fã do canal Ciência Todo Dia.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade