Diversos artistas usaram os perfis nas redes sociais nos último dias para convecer os adolescentes em idade de tirar o título eleitoral para votarem nas eleições em 2022. A falta de engajamento político entre a população mais jovem fez com que inúmeros artistas, como Anitta, Juliette Freire e Bruna Marquezine aderissem a uma campanha de conscientização e incentivo voltada para esse público.
Isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou, no mês de fevereiro, o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. A poucos meses das eleições presidenciais, pouco mais de 10% dos jovens tiraram seu título de eleitor.
Anitta divulgou que, a partir de agora, só vai tirar foto com quem apresentar o título eleitoral. E a ação repercutiu não só no Brasil. O ator Mark Ruffalo, que interpretou Hulk em "Vingadores", também chamou os jovens a participar das eleições. Confira alguns posts:
Vamos lá galera... que vocês ficam falando "Anitta faz alguma coisa" mas não dá pra salvar o país sozinha não. Vamo coçar o saco vocês também..faz esse título de eleitor aí logo..a gente muda o presente, eu viro top 1, a @BruMarquezine estrela de Hollywood e a nação segue adiante
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
Então agora é isso hein... me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor. 😌
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
É isso, galera: se liga no recado da @Anitta! Pra tirar o título é fácil, tudo on-line, sem sair de casa: https://t.co/24jTm1F8g1 Mas, atenção: o prazo final é 4 de maio! https://t.co/hYTy5NVvgf
— TRE-RJ (@TRERJ) March 24, 2022
bora galera adolescentes https://t.co/JsL2B5LQKT
— Bruna Marquezine (@BruMarquezine) March 23, 2022
Wait a minute..is my idol really interacting with me on Twitter? Jesus...Imma freak out right now, but..coming back to the main subject. YES! I need all my young fans to go vote so we can get this shitty president out of the government in my country before he kills all our Amazon https://t.co/69CU36dfyC
— Anitta (@Anitta) March 24, 2022
Hoje é um bom dia pra lembrar, principalmente os adolescentes que me seguem, que é de extrema importância tirar o título de eleitor viu? O prazo é até 4 de maio. Vamos botar o cropped e reagir turma!
— LARISSA MANOELA 👒 (@larimanoela) March 24, 2022
Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rápidinho e o primeiro título dá pra tirar online: https://t.co/qC3g399gIK. Se vc tem 15 anos e completa 16 até outubro, já pode tirar tb!! https://t.co/5zPZpJRc0C
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) March 24, 2022
O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE.
— Juliette (@juliette) March 23, 2022
SE NÃO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR NÃO ADIANTA RECLAMAR EM REDE SOCIAL QUE O PAÍS NÃO MELHORA. Então por favor, adolescentes +16, vamos fazer o mínimo?! Até pq em 2 anos praticamente todos vcs estarão ingressando no mercado de trabalho e a situ do país influencia nisso sim !!! help
— rangel (@LucasRanngel) March 24, 2022
Meus amores deixa eu falar uma coisa muito séria com vocês! Estamos em ano eleitoral e uma notícia me deixou muito preocupada, estamos com o PIOR índice de jovens de 16-17 anos com título da história! Gente, pro Brasil mudar tem que votar direito e pra isso TEM que tirar o título
— Giovanna Ewbank (@gioewbank) March 23, 2022
Como tirar o título em Londrina
Para quem mora em Londrina, tem mais de 16 anos e ainda não foi atrás do título, o procedimento é simples. Desde o ano passado, como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, é possível fazer a emissão do título pela internet.
Basta acessar o sistema TítuloNet, pelo computador, tablet ou celular. Depois disso, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.
Por fim, é necessário um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Prontinho! Após o processamento dos dados, caso não haja pendências, você tem seu título de eleitor. Para acessar a versão digital do documento basta baixar o aplicativo e-Título no celular, dispensando o título em papel. O app permite o acesso fácil e rápido às suas informações pessoais armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral.