Até o dia 16 de maio, a Universidade Positivo realiza a exposição Arte Botânica em comemoração aos 10 anos do Centro de Ilustração Botânica do Paraná.
A mostra reúne mais de 100 aquarelas de 16 artistas que representam por meio da arte as plantas com a maior fidelidade possível de cores, formas e texturas.
O evento acontece na Sala de Exposições do Prédio de Pós-Graduação e Extensão da UP e a entrada é gratuita. A ilustração botânica, que surgiu e se desenvolveu na Europa entre os séculos XVIII e XIX, é a arte de reproduzir uma planta da forma mais fiel possível, permitindo o reconhecimento do vegetal.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Na opinião de Simone Ribeiro, coordenadora do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP), "a Arte Botânica é uma importante ferramenta de apoio à ciência, na medida em que registra espécies em perigo ou em vias de extinção e ilustra a descrição de novas espécies". No Brasil, o gênero se difundiu graças aos trabalhos de Margaret Mee, artista botânica inglesa, que tinha como foco a flora nativa da Mata Atlântica e Amazônia.
O Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP) é uma associação de artistas que se dedica à Arte Botânica, com o objetivo de contribuir para o registro da flora brasileira e dar continuidade ao trabalho de Margaret Mee. A entidade, de caráter sócio-cultural e educativo, oferece também cursos de iniciação e aperfeiçoamento na Arte da Ilustração Botânica.
Serviço:
Exposição Arte Botânica
Data: até dia 16 de maio
Horário: Segunda a sexta-feira das 9h às 21h e Sábado das 9h às 15h
Local: Sala de Exposições do Prédio de Pós-Graduação e Extensão da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)
Entrada gratuita
Mais informações: (41) 3317-3446 ou [email protected]