A Semuc (Secretaria de Cultura de Maringá) abriu nesta quinta-feira (13) as inscrições para ocupação dos espaços públicos artísticos. Prazo vence no dia 28 de junho e serão seis locais liberados para o edital "Ocupação artística livre”: Teatro Barracão, Teatro Reviver Magó, sala de ballet do Teatro Calil Haddad, salas multifuncionais do Centro de Ação Cultural, Centro das Artes e dos Esportes Unificados de Iguatemi e Casa da Cultura do Alvorada.
"Queremos os espaços ocupados por artistas para o desenvolvimento de ensaios e pré-produções”, justifica o secretário da Semuc, Victor Simião.
O projeto visa subsidiar formação cultural e dar oportunidades para artistas e produtores durante a pandemia de coronavírus. Poderão ser usados para ensaios, montagens, entre outras ações, nos segmentos de teatro, circo, dança, ópera e música.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
A utilização respeitará regras, prazos e horários pré-determinados. O proponente não terá custo para utilizar o espaço e também não poderá cobrar de qualquer participante do projeto. E deverá ofertar uma contrapartida como um curso, palestra, seminário, workshops ou apresentação. Tendo ainda responsabilidade de cumprir todas as normas de prevenção ao coronavírus.
A iniciativa da Semuc faz parte do planejamento interno e também atende demanda da classe artística feita durante os "Diálogos Setoriais”, no começo do ano. As inscrições podem ser feitas na Plataforma Maringá Cultura .