A Semuc (Secretaria de Cultura de Maringá) abriu nesta quinta-feira (13) as inscrições para ocupação dos espaços públicos artísticos. Prazo vence no dia 28 de junho e serão seis locais liberados para o edital "Ocupação artística livre”: Teatro Barracão, Teatro Reviver Magó, sala de ballet do Teatro Calil Haddad, salas multifuncionais do Centro de Ação Cultural, Centro das Artes e dos Esportes Unificados de Iguatemi e Casa da Cultura do Alvorada.
"Queremos os espaços ocupados por artistas para o desenvolvimento de ensaios e pré-produções”, justifica o secretário da Semuc, Victor Simião.
O projeto visa subsidiar formação cultural e dar oportunidades para artistas e produtores durante a pandemia de coronavírus. Poderão ser usados para ensaios, montagens, entre outras ações, nos segmentos de teatro, circo, dança, ópera e música.
Leia mais:
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro
A utilização respeitará regras, prazos e horários pré-determinados. O proponente não terá custo para utilizar o espaço e também não poderá cobrar de qualquer participante do projeto. E deverá ofertar uma contrapartida como um curso, palestra, seminário, workshops ou apresentação. Tendo ainda responsabilidade de cumprir todas as normas de prevenção ao coronavírus.
A iniciativa da Semuc faz parte do planejamento interno e também atende demanda da classe artística feita durante os "Diálogos Setoriais”, no começo do ano. As inscrições podem ser feitas na Plataforma Maringá Cultura .