'Sobre-Cidade': este é o tema da edição 2016 da Semana de Arte de Londrina, evento que acontece entre os dias 2 e 9 de abril. Serão sete dias ininterruptos de intervenções urbanas e oficinas gratuitas pela cidade. Artistas de todo o Brasil vêm a Londrina para ministrar atividades
formativas e desenvolver, junto com os participantes, obras de arte públicas que ficarão expostas em todas as regiões do município.
A ideia do evento é que esses artistas contribuam, a partir de suas inquietações singulares, para refletir sobre a arte urbana no contexto local. Uma Semana, enfim, para que Londrina pense sobre o que é existir esteticamente na cidade.
Entre coletivos e artistas, dez convidados integrarão a Semana de Arte: Paulo Bruscky (Recife), TEC (Córdoba-São Paulo), Cripta Djan (São Paulo), Bil Lühmann (Florianópolis), David Magila (São Paulo), Hugo Richard (Niterói), Natali Tubenchlak (Niterói), Coletivo Cãosemplumas (Londrina), Xilomóvel (Campinas) e R.U.A. Fotocoletivo (Curitiba-São Paulo).
A abertura da Semana de Arte de Londrina acontece no próximo sábado (2), a partir das 17h, na Divisão de Artes Plásticas da UEL (Av. Juscelino Kubitschek, 1973). Nesse dia, uma feira livre de rua será montada na galeria da DaP, com barracas de frutas, comidas e a presença de
músicos e outros artistas de rua de Londrina. Além disso, o pernambucano Paulo Bruscky irá realizar uma performance inédita, intitulada "Música". Em seguida, Bruscky protagonizará um bate-papo com o público presente, falando sobre seu trabalho e sobre as intervenções urbanas que já realizou em mais de quatro décadas de carreira.
A Semana prossegue até o outro sábado (9) com oficinas gratuitas e algumas outras atividades. A programação completa está disponível no site www.semanadearte.com. Há vagas para oficinas de pintura mural, lambe-lambe, fotografia de rua e documental, arte e colecionismo, arte inflável e xilogravura. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (43) 3322-6844. O número atende de segunda a sexta-feira em horário comercial.
A Semana de Arte de Londrina é uma realização do Grafatório em pareceria com a DaP-UEL, e conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.