Para comemorar os 136 anos do Museu Paranaense, uma programação especial será realizada na semana de 23 a 29 de setembro. Debates, abertura de exposição, visitas guiadas e apresentação musical, com entrada gratuita, marcam o aniversário do terceiro museu mais antigo do Brasil.
A Semana do Museu Paranaense será aberta no domingo (23), às 11 horas, com apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Nesse dia haverá visitas guiadas, das 12 às 15 horas, com funcionários caracterizados com roupas de época.
Ainda no domingo será aberta a exposição "O Mundo do Trabalho", que faz uma reflexão sobre as diferentes formas de afazeres, entre intelectual e braçal, feminino, masculino e infantil, rural e urbano. Também haverá palestra - "Um Olhar para o Museu Paranaense" - das 12 às 14 horas, com o professor Cláudio Ogliari e convidados.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Nos dias 25, 26 e 27, das 14 às 17 horas, haverá três mesas redondas. A primeira tem como tema a "Origem e extinção da megafauna pleistocênica na América do Sul", com o palestrante Fernando Sedor e a debatedora Cláudia Parellada. A seguinte é sobre "Museus contra a violência urbana", com Rhodrigo Deda e Guilherme Durães. E a última será sobre "A função social dos museus", comVilma Chiara e Márcia Kersten.
Durante toda a semana serão oferecidas visitas guiadas às exposições, sempre das 11h30 às 13h30. A programação integra a Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
História – O acervo do Museu Paranaense é composto por 400 mil itens, entre os quais objetos raros. O visitante vai encontrar uma grande quantidade de artefatos indígenas, documentos, telas, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas doada pelo antigo Banco do Estado do Paraná.
Abriga ainda o acervo adquirido do extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria, que ajudam a contar a história dos conflitos militares ocorridos no Estado.
Além das exposições rotativas e dos cursos e palestras que realiza, o Museu Paranaense apresenta mostras de longa duração, como o acervo de Vladimir Kozák, naturalista tcheco que viveu em Curitiba entre 1928 e 1979. A exposição é composta por pinturas, desenhos, aquarelas, fotografias, filmes e documentos que retratam os índios do Paraná e do Brasil, e pelos objetos de uso pessoal do artista.
E no Pavilhão da História do Paraná, uma linha do tempo, com os acontecimentos que vão da pré-história até o início do século 20, mostra a integração dos imigrantes no Estado.
Serviço:
Semana comemorativa aos 136 anos do Museu Paranaense
Quando: de 23 a 29 de setembro
Onde: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba/PR