A Pop Art e as formas geométricas serviram de inspiração aos alunos dos cursos de Design de Moda e Design Gráfico na confecção de acessórios de moda e protótipos de brinquedos para crianças. O resultado foi a exposição Poliedros e Design: a Racionalidade Geométrica Aplicada ao Processo Criativo em Design de Moda e Gráfico aberta na última terça-feira (8), na sala de Eventos, do CECA.
O objetivo é mostrar a planificação e transposição do volume para o vestir, além de exercitar o raciocínio espacial dos alunos para desenvolver produtos e superfícies para o setor de moda e do mercado de design gráfico a partir da Pop Art. A exposição faz parte das atividades desenvolvidas nas disciplinas Fundamentos do Design e Representação Bidimensional. A iniciativa é coordenada pelos professores Suzana Barreto Martins e Cláudio Pereira de Sampaio, do Departamento de Design.
São conteúdos da exposição os cincos corpos platônicos: tetraedro, octaedro, icosaedro e dodecaedro, além dos corpos geométricos, estampas (superfícies), simetria, distribuição cíclica da superfície e calidociclos, do matemático Maurits Conelis Escher, e estruturas geodésicas do design e arquiteto Buckminster Fuller.
São exemplos de destaque a pulseira confeccionada com poliedros de Escher e estampa em escala preto e branco e o colar feito com dobraduras. "O desafio foi não usar fechos convencionais", declarou a aluna do 1º ano do curso de Design de Moda, Mylena de Souza Santos, que fez os acessórios junto com a aluna, Lionella Aboh.
É característico nos objetos a alusão às sensações do movimento da Pop Art. Conforme destacou a professora Suzana Barreto Martins, do Departamento de Design, a parceria entre os dois cursos resultou em diferentes processos de trabalho. "Os alunos mostraram em pouco tempo grande habilidade e criatividade para criar diferentes projetos em seis semanas", afirmou.
Os alunos do curso de Design Gráfico criaram protótipos de brinquedos a partir de personagens de desenhos e heróis do universo infantil.