O Parque Histórico de Carambeí, localizado na cidade de Carambeí, na região dos Campos Gerais do Paraná, está em fase de construção e será um dos maiores espaços de preservação da memória e da cultura do povo holandês, com data prevista de entrega em julho de 2011.
Ele já é um dos maiores "espaços museais" (museu a céu aberto) do Brasil, que contará com acervos que retratam a presença dos imigrantes holandeses nos Campos Gerais do Paraná e suas experiências no desenvolvimento da região. Será também um centro cultural que gerará empregos, valorizará a cultura e turismo ecológico.
Carambeí é uma das cidades paranaenses que mais preserva o patrimônio histórico e por isso está preparando o terreno do Parque Histórico de Carambeí numa área de 100 mil metros quadrados, com projeto realizado pela Associação do Parque Histórico de Carambeí, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Carambeí e patrocínio institucional da Batavo – Cooperativa Agroindustrial.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
O PHC está sendo construído contínuo ao espaço da Casa da Memória, construída em 1946, que guarda o acervo historiográfico dos pioneiros, com centenas de itens utilizados pelos imigrantes, que vão desde utensílios, equipamentos, fragmentos, representações imagéticas, livros, ferramentas, entre outros. Além disso, o complexo histórico terá uma infraestrutura cultural multiuso, que servirá como ferramenta educativa para os moradores da região, bem como um importante destino turístico cultural para os visitantes de todo o mundo, valorizando o centenário da imigração holandesa no Brasil.
O projeto conta com distintas partes: a Vila Histórica (que já está em fase final de construção), a Fazenda Modelo Mirim, com área para a Escola de Águas, o Parque de Exposições, a Engenharia das Águas e o Centro Cultural Amsterdã.