O Museu de Arte de Londrina recebe, a partir deste sábado (5), exposição com obras do artista Paul Gauguin recriadas em mosaico e pintura em óleo sobre tela. A abertura será às 10 horas, com entrada gratuita. As obras foram reproduzidas por alunos e professora do Ateliê Conceição Garcia de pinturas em tela, e outros cinco mosaicistas do Ateliê Mosaicriar. Integram a exposição 16 telas e 10 mosaicos, que representam diversas fases artísticas de Gauguin.
O Museu de Arte abre no primeiro sábado de cada mês, das 8 às 13 horas, e durante a semana de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. O endereço é rua Sergipe, 640, esquina com avenida Rio de Janeiro.
Segundo a professora do Ateliê Mosaicriar, Zelma Francisca Torres Cruz, após uma exposição realizada em 2015 sobre Vincent Van Gogh, o contato com a técnica e a história de Paul Gauguin levaram o grupo à escolha pelo artista. "Assim como Van Gogh, Gauguin se distanciou do impressionismo, que era o movimento vigente no final do século XIX, e criou obras muito diferenciadas. É muito interessante a história desse artista, pois ao passar por diversos estilos, ele tornou seu trabalho muito instigante e singular. Reproduzir essas obras de arte foi um grande desafio", afirmou.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
A artista plástica e professora Conceição Garcia Punhagui acrescentou que, para recriar as obras, foi realizada uma extensa pesquisa sobre Gauguin e suas técnicas. "Tanto as telas com os mosaicos ficaram maravilhosos, pois são frutos de uma pesquisa e de um trabalho muito aprofundados. Os participantes se empenharam muito para essa exposição, então vale a pena prestigiar. Um exemplo é a reprodução do quadro mais caro do mundo, Nafea Faa Ipoipo, que estará exposto com o mesmo tamanho que a tela original", frisou.
Conceição acrescentou que alguns dos trabalhos expostos estarão disponíveis para venda. Além dos mosaicos e pinturas, também estará exposto um banner com informações biográficas sobre Paul Gauguin. A exposição segue até o dia 29 de abril.