Quem estiver na capital no feriado de 7 de setembro pode aproveitar a pausa no trabalho para visitar os espaços da Secretaria de Estado da Cultura. Na sexta-feira (7) e no sábado (8), os museus ficam abertos em horário especial. No domingo (9) os espaços abrem normalmente.
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) abriga duas exposições. A mostra "2012: proposições sobre o futuro" lança um olhar sobre o futuro a partir de obras do acervo do MAC e de artistas convidados, sob três lentes: arte e ciência, arte e espiritualidade e arte e sujeito. Em "Elementares: André Mendes e Fernando Franciosi", os artistas percorrem caminhos inversos. Franciosi, ao apropriar-se dos tecidos populares como suporte e ponto de partida, constrói uma alegoria do pop no limite entre o comum e o erudito, entrelaçando-os. Já André Mendes parte da plasticidade da tinta e seu comportamento, como ela se acomoda e se condensa, e transporta essa substância para outro corpo: o acrílico.
Quem for ao Museu Alfredo Andersen pode conferir as exposições: "Frágeis Criaturas", de Camila Vieira, e "Estudos", de Eduardo Custódio. Pinturas e gravuras ficam expostas até 23 de setembro. Em "Frágeis Criaturas", a artista parte da mancha como viés artístico, deixando vir à tona um universo infinito de figuras que nascem do acaso e da aleatoriedade. Na mostra "Estudos", Eduardo Custódio questiona o espaço limitado da obra com o espaço ilimitado do observador por meio da fragmentação da imagem no imaginário humano com pinturas e gravuras.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
No Museu Oscar Niemeyer, que funcionará em horário normal durante o feriado, das 10 às 18 horas, é possível ver a exposição "Poty, de todos nós" e "Modigliani – Imagens de uma vida", que reúne 59 peças, entre desenhos, pinturas, esculturas em bronze e documentação pessoal, além de obras de outros artistas que conviveram com Modigliani no início do século 20. Além disso, são os últimos dias para conferir a mostra "A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção", que termina no dia 9 de setembro.
Serviço:
Horário de funcionamento dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura durante o feriado de 7 de setembro.
Sexta-feira (7)
Sábado (8)
Domingo (9)
Museu Alfredo Andersen
10h – 16h
10h – 16h
10h – 16h
Museu de Arte Contemporânea
10h – 16h
10h – 16h
10h – 16h
Casa Andrade Muricy
10h – 16h
10h – 16h
10h – 16h
Museu Paranaense
10h – 16h
10h – 16h
10h – 16h
Sala do Artista Popular
FECHADO
FECHADO
FECHADO
Museu Oscar Niemeyer
10h – 18h
10h – 18h
10h – 18h
Museu do Expedicionário
13h – 17h
13h – 17h
13h – 17h
Centro Juvenil de Artes Plásticas
FECHADO
FECHADO
FECHADO