Os instigantes artistas plásticos contemporâneos, os irmãos gemeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, abrem a exposição "Vertigem – OSGEMEOS" neste sábado (4), às 11h, no Museu Oscar Niemeyer. A mostra chega pela primeira vez em Curitiba e permanecerá até 1º de fevereiro, com nove obras inéditas da dupla - seis grandes painéis, todos com mais de 1,5 metro, duas esculturas e a instalação interativa "Os Músicos".
A dupla, em maio, pintou a fachada de um castelo na Escócia e teve trabalhos expostos na famosa Tate Modern, de Londres, e na conceituada Deitch Gallery, de Nova York. Pinturas de tons fortes e coloridos, cenas fantásticas, extraídas de sonhos e da realidade cotidiana, e os recorrentes personagens vermelhos e amarelos, que aparecem em instrumentos e caixas de som, são algumas características marcantes da produção contemporânea dos irmãos, hoje com 34 anos.
Na poética da produção da dupla está o cotidiano simples, o amor, as viagens, as pescarias com o avô, os relacionamentos, as fugas e as contradições "na busca de novos caminhos". "Fazemos uma crítica social e política. Em outras situações criamos um mundo paralelo, fantástico, lúdico, para poder sobreviver."
Serviço:
'Vertigem – OSGEMEOS'
Quando: de 4 de outubro a 1º de fevereiro
Local: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 inteira e R$ 2 estudantes
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês