Neste sábado (16), às 10h30, no Museu Histórico de Londrina, acontece o lançamento do 13º Boletim Museu Histórico de Londrina e abertura da exposição "Nordestinos em Londrina" baseada em fotos, documentos e entrevistas encontrados no acervo do museu, de pessoas que vieram do Nordeste entre a década de 30 e 50. O evento é aberto à comunidade e é realizado em parceria com o Projeto Educação Patrimonial em Londrina, patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900.
Segundo o coordenador do projeto, Leandro Henrique Magalhães, o objetivo da exposição é trabalhar com a percepção que se tem com relação às pessoas que constituíram e formaram a cidade. "Quando trabalhamos o projeto nas escolas e discutimos esta construção da cidade, a percepção foi de que os nordestinos vieram à Londrina para uma situação desfavorável e isso não é verdade, muitos se tornaram médicos e políticos, por exemplo. Então nossa ideia é dar uma outra percepção com relação a este grupo que veio para a cidade", disse.
Além disso, a intenção do projeto é mostrar, também, a importância da presença nordestina na região de Londrina e proximidades, tendo como referência algumas de muitas das famílias que chegaram na cidade, como Meton Araújo e Raimundo Maia Campos Júnior, do Ceará; Dalton Paranaguá, do Piauí; Família Palhano vinda do Maranhão; os irmãos Geir, Elizabeth e Joelina da Silva, vindos de Sergipe; Gilberto Rodrigues da Cruz, Maria Nilza da Silva e Maria Soares de Jesus, de Pernambuco.
Sobre o projeto – O Projeto Educação Patrimonial em Londrina promove um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Londrina, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural. Realizado desde 2005, o objetivo é a valorização das identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural Londrinense, a partir das atividades e produtos vinculados tanto a educação formal quanto a informal.
Dessa forma, uma série de ações vem sendo desenvolvidas, gerando produtos que dão subsídios aos professores da rede de ensino do município de Londrina e a agentes culturais, que atuam como disseminadores do projeto, incluindo materiais didáticos, cursos e eventos de capacitação, além de oficinas, eventos e exposições.