Acontece na quinta-feira, dia 15 de setembro, às 20 horas, no Museu Histórico de Londrina a abertura da exposição "Presenças Invisíveis no Norte do Paraná", celebrando os 60 Anos da Cáritas Brasileira e os 20 Anos da Cáritas em Londrina.
A exposição tem o objetivo de mostrar o papel importante que a Cáritas exerce na sociedade como o atendimento a imigrantes, migrantes e refugiados que chegam ao Brasil e às cidades onde a Entidade atua com trabalhos voluntários de Pastorais e Campanhas de acolhimento e inserção na sociedade onde vão viver.
Segundo dados da Cáritas Londrina, levantamento de imigrantes que aqui chegaram nos anos de 2010: Guiné Bissau; 2011: Sudão; 2012: Paquistão, Argentina, França, Haitianos; 2013: Cuba, Guiné Bissau, Haiti, Bangladesh; 2014: Haiti, Bangladesh, Guiné Bissau, Síria, Colômbia, Senegal, Paquistão, Portugal; 2015: Angola, Bangladesh, Bolívia, China, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Irã, Marrocos, Paquistão, Paraguai, Portugal, Síria, Venezuela. Atualmente 2000 pessoas são assistidas na região.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
O trabalho (na nossa região) se intensificou em 2012 com refugiados vindos do Haiti após terremoto no país em 2010 que resultou em milhares de pessoas e famílias chegando ao Brasil e posteriormente à Londrina.
A Exposição ocupará as três Salas de Mostra Temporária com a seguinte disposição: as duas primeiras salas vão dar ênfase a todos os imigrantes atendidos pela Instituição, com fotografias e objetos de seus países ou da Região de origem e ilustrações de alunos de Design e Moda da UEL, nos convidando para reconhecer e acolher os recém-chegados. A terceira sala vai enfatizar o papel da Cáritas, sua fundação e os serviços a que se dedica.
Cáritas Brasileira
Fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo. Nacionalmente a Cáritas é um organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Está organizada em uma rede com 183 entidades-membros, 12 regionais e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas, necessitadas, excluídas e em situação de risco.
Cáritas de Londrina
Criada em 1996 por iniciativa de Dom Albano Cavalin que com outras pessoas, teve a idéia de criar na Igreja de Londrina, um setor que irradiasse iniciativas na área social de cunho solidário, diante da grave situação de vulnerabilidade e exclusão que vivia grande parte da população de Londrina. Palavras de Dom Albano: "Quando vi o mapa da fome na cidade de Londrina, senti que era preciso dar uma resposta numa cidade com tanta riqueza. Lembrei-me de Jesus e da sua reclamação: "Tive fome, tive sêde, prisioneiro, migrante, estive nú na pessoa do pobre e o pobre sou eu; Jesus". Então apelei para um organismo da Igreja que tem um nome simpático: Cáritas, que significa caridade, amor, e que pudesse dar uma resposta verdadeira e séria a esses problemas. Quanto à Cáritas, é um eco das preocupações, bondade e da solidariedade de Jesus, continuando sua missão através dessa obra aqui em Londrina, que vive o evangelho do Senhor ".
A Cáritas até hoje tem pautado suas ações na garantia e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos que se encontram em situação de risco. Esse trabalho é realizado em rede, trabalham juntamente com todas as ações sociais da arquidiocese de Londrina: entidades sociais, movimentos, pastorais sociais, organismos políticos, com uma articulação no estado e com outros entes situados em outras unidades da federação, com destaque para o trabalho conjunto voltado para as situações de migração em parceria com entidades como o instituto de Migrações e Direitos Humanos e o Serviço Pastoral do Migrante.
A Missão é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto às pessoas em situação de exclusão social. "Mais que comum dos dias, olhei o mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome, esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu rosto, Cristo Ressuscitado! " Dom Helder Câmara.
A exposição ficará aberta ao público de 18 de setembro a 30 de outubro de 2016 nos horários de visitação do Museu. O Museu Histórico de Londrina, pede às pessoas que vierem visitar a exposição que tragam, se possível, 1 quilo de alimento não perecível para ser entregue à Cáritas de Londrina. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082.