O Museu Histórico de Londrina recebe oficialmente nesta terça-feira (15) o acervo do antigo Foto Estrela, um dos estúdios fotográficos pioneiros da cidade, que funcionou durante mais de seis décadas na Rua Maranhão, no centro da cidade. O acervo é composto por fotografias antigas, negativos, objetos, equipamentos e mobiliário. O termo de doação será assinado nesta terça-feira (15), às 15 horas, no próprio Museu, pelo fotógrafo Yutaka Yasumaka, antigo proprietário do foto e responsável pelo material histórico.
O Foto Estrela fechou as portas em 1998, a partir da mudança de comportamento, com a difusão da fotografia digital. Antes de chegar ao Museu, o acervo histórico foi encaminhado para a Diretoria de Patrimônio da Secretaria de Cultura de Londrina. Pela importância do material, a prefeitura preferiu ceder as imagens e demais objetos para o Museu Histórico, que fez a identificação e catalogação do material.
O levantamento mostrou que o acervo compreendia não só fotografias do fotógrafo Yutaka mas também, imagens de autoria de Carlos Ricardo Stender, pioneiro que fundou o Studio Foto Estrela, em 1938, permanecendo na atividade até 1952, quando vendeu-o para a Família de Yutaka.
Segundo o projeto de pesquisa "Revelações da História – o acervo do Foto Estrela", as imagens antigas contemplam a região central de Londrina, captadas para a confecção de cartões postais, plantações de café, paisagens rurais e inúmeras vistas aéreas. Parte do acervo foi registrado em negativos de acetato entre as décadas de 1940 a 70.