O Museu de Arte de Londrina sediará, no próximo sábado (5), às 10 horas, a abertura da Exposição "Relembrar XL", que comemora os 40 anos de profissão do artista londrinense Leonardo Benatto. O público poderá visitar a mostra gratuitamente até o dia 29 de setembro. O museu fica na Rua Sergipe, 640, centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e em alguns sábados, quando o espaço abre para eventos específicos.
A exposição celebra as quatro décadas de trabalho do escultor, com o objetivo de relembrar, recriar e reencontrar acontecimentos representativos de sua trajetória de vida. Para isso, estarão reunidos 50 trabalhos produzidos pelo artista, em sua maioria esculturas feitas em madeira, além de quadros com pinturas em tinta acrílica, imagens de obras e um texto trazendo um breve histórico do profissional.
De acordo com Benatto, a exposição servirá para trazer ao público de Londrina um apanhado geral de sua carreira artística, com produções antigas e recentes, e também contará com trabalhos de outros artistas e amigos convidados. "A trajetória de qualquer artista ou profissional nunca é construída apenas individualmente, e sempre temos pessoas importantes que nos ajudam a crescer e marcam momentos especiais em nossas vidas. Para enriquecer a exposição, haverá mais de 10 obras de artistas londrinenses das áreas de escultura, pintura e fotografia", destacou.
Leia mais:
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro
Entre as produções expostas, haverá uma série de esculturas que Benatto criou especialmente em homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, falecido em 2012 e considerado um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história. São nove peças que o artista trabalhou em madeira utilizando a cor preta.
Várias criações artísticas de Leonardo Benatto, nascido em Londrina, encontram-se atualmente fixados em pontos importantes da cidade. Um deles é o memorial com escultura em bronze que está localizado no Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, localizado a 12 km do centro de Londrina, na Rodovia João Alves da Rocha, estrada para o distrito de Maravilha. Inaugurado em 2001, presta homenagem a Daisaku Ikeda, líder budista, filósofo, poeta e educador, presidente da ONG Soka Gakkai Internacional, filiada à ONU.
Outros trabalhos destacados por Benatto são suas duas obras que estão na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP), em Londrina. A escultura "Enxadas em Flor", de 1995, foi feita em homenagem a José Garcia Molina e está no recinto de mesmo nome, localizado no Parque de Exposições Ney Braga. A escultura construída em concreto, aço e e bronze fosforado passou por tratamento e restauração, finalizados em março de 2017. O artista também criou o Painel de 50 anos da SRP, que fica ao lado da Casa do Criador.
Já no Museu Histórico de Londrina encontra-se um cenário que presta tributo a José Juliani, fotógrafo documentador londrinense. A peça, que traz elementos de escultura e tipografia, com transição de preto e branco para colorido, fica na área de exposição permanente do museu.