O Museu Histórico de Londrina comemora 40 anos neste sábado (18). Para celebrar a data, a instituição inaugura hoje a exposição 'Expressão visual de um autodidata - José Juliani, o colono-fotógrafo''. A abertura será às 19h30 na Galeria de Mostra Temporária.
A exposição traz 65 imagens feitas pelo fotógrafo pioneiro José Juliani (1896-1976), além de um cenário reproduzindo seu laboratório onde o visitante poderá se remeter à época. A mostra faz parte de um projeto financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e ficará em cartaz até março de 2011.
Nascido em Piracicaba (SP), Juliani mudou-se para Londrina em 1933. Trabalhou como agricultor e carpinteiro antes de abraçar a fotografia como ofício profissional. Aprendeu sozinho a mecânica da reprodução de imagens. De sua chegada à região até 1944, foi fotógrafo oficial da Companhia de Terras do Norte do Paraná.
Posteriormente, montou o seu ateliê particular, o Photo Studio, a partir do qual registrou famílias, festas, inauguração de obras e comemorações. Em sua última fase, atuou como fotógrafo lambe-lambe na Praça da Bandeira, ao lado da Catedral. Pelo seu legado, é possível identificar todo o período de colonização e o desenvolvimento de Londrina.
Seu acervo no Museu Histórico reúne 440 fotos, 390 negativos de vidro e um álbum com 108 imagens. Em dezembro, a instituição lançará o segundo volume da série ''Londrina Documenta'' trazendo uma seleção de imagens do autor.
'Serviço':
Abertura da exposição Expressão Visual de um Autodidata: José Juliani, um colono-fotógrafo
Quando - Hoje às 19h30
Onde - Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)
Quanto - Entrada gratuita
Informações - (43) 3323-0082