Artes Visuais

Mostra em Londrina exibe esculturas em papel

10 ago 2010 às 18:08

O papel oferece múltiplas potencialidades para o artista explorador, desde que este domine as técnicas mais conhecidas de manipulação do suporte. O arquiteto londrinense Paulo Tio tornou-se um hábil autodidata na arte de transformar desenhos em papel em esculturas.

Uma exposição que abre nesta terça (10), às 21h, no Menina Bar, traz uma parte de sua produção na área. A mostra reúne miniaturas, bonecos, painéis e caricaturas tridimensionais de celebridades (Ronaldo Fenômeno e Freddie Mercury). ''Utilizo um método híbrido de criação combinando as técnicas de escultura em papel, kirigami (que consiste em cortar e dar forma) e origami (dobradura)'', diz o artista.


Segundo ele, o método consiste em trabalhar com imagens em geral utilizando apenas papel. ''Devido à sua qualidade maior, que é a flexibilidade, qualquer objeto ou paisagem pode ser, digamos, esculpida'', salienta. Tio explica que esta é a primeira exposição do gênero que monta em Londrina, coincidindo com seu retorno à cidade após morar Curitiba, Foz do Iguaçu e São Paulo.


Seus estudos em papel começaram na década de 90. De lá para cá criou cenografias, montagem de vitrines temáticas, troféus e objetos para uso (porta canetas, álbuns fotográficos, caixas, chaveiros, estojos, luminárias, porta copos, etc) - tudo feito em papel. Sua produção abrange também peças produzidas com materiais usualmente descartados na natureza, tais como latinhas de alumínio, embalagens de plástico, copos e rolinhos de papel higiênico.


Dois bonecos em miniatura incluídos na exposição, aliás, foram confeccionados com garrafas pet, tampinhas e filtros de café. A Mostra fica em cartaz até o dia 10 de setembro.


'Serviço'


Exposição de esculturas em papel de Paulo Tio


Quando: de 10 de agosto a 10 de setembro


Local: Menina Bar (Av. Maringá, 1550)


Quanto: Gratuito

Informações: (43) 3028-1550


Continue lendo