Aproximar artistas e público, provocar a troca, a reflexão e a experimentação. Esses são os principais objetivos do III Ciclografias: imagina se pega no olho, evento organizado pela vila cultural Grafatório e que acontece entre os dias 4 e 27 de setembro. Durante todo o mês, artistas visuais e gráficos vêm a Londrina para compartilhar seus saberes com a comunidade local. Eles protagonizam oficinas, bate-papos, uma feira de arte impressa e outras atividades. Clique aqui para conferir a programação completa.
Durante o Ciclografias, passarão por Londrina nomes como Eustáquio Neves (MG), Fábio Zimbres (RS), Marcos Mello (SP), Ademir Matias (MG), João Sanchez (RJ), Ricardo Portilho (MG) e Flávio Vignoli (MG). Artistas e pesquisadores de Londrina também participam do evento, como o fotógrafo Guilherme Gerais, o designer Pedro Pinotti e o historiador Rogério Ivano.
A abertura oficial do evento está marcada para este sábado (5), a partir das 19h, na Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575). Na abertura, o quadrinista e artista gráfico Fábio Zimbres inaugura uma exposição individual intitulada "Zines". Às 19h30, Zimbres conversa com o público presente e, logo em seguida, às 21h, a banda Vermes do Limbo se apresenta. A entrada no evento é gratuita, e o bar do Grafatório estará aberto servindo comes e bebes.
Fábio Zimbres é um dos primeiros convidados a participarem do III Ciclografias. Uma lenda dos quadrinhos underground nacionais, Zimbres é o fundador da Editora Tonto. Publicou inúmeras HQs em revistas nacionais e estrangeiras, e também tem livros editados na América Latina e na Espanha. Foi um dos criadores da Revista Animal, no final da década de 1980. É o autor da tirinha "Vida Boa", publicada periodicamente na Folha de S. Paulo entre 1999 e 2001.
Em Londrina, Zimbres protagoniza uma exposição individual e também ministra uma oficina no domingo (6). A oficina é intitulada "Minizines feitos a jato durante uma viagem de avião". Para participar da oficina de Fábio Zimbres, basta se inscrever pelo site. Encerrando sua participação no evento, no dia 7, Zimbres ainda comercializa seus trabalhos durante Feira DOBRA de Arte impressa.
Feira DOBRA de Arte Impressa
Uma das principais atividades do III Ciclografias, a Feira DOBRA de Arte Impressa será no feriado do dia 7 de setembro, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900). O evento reúne artistas de diversas áreas para trocar e comercializar suas obras com o público. Pequenas editoras, gravuristas, quadrinistas, escritores, fotógrafos, artistas gráficos, zineiros e outros se reúnem no Museu entre as 11h e as 19h. A entrada é gratuita.
A Feira Dobra de Arte Impressa coloca Londrina em um circuito de feiras que, há alguns anos, vem conquistando público pelo Brasil. Exemplos desse tipo de feira são a Feira Plana (SP), a Tijuana (SP), a Pão de Forma (RJ), e a Parada Gráfica (RS).
Participarão da Feira DOBRA de Arte Impressa os seguintes artistas, editoras e projetos: Norte (SP), Editora Tonto (RS), SINTA-SE-SINTA (Londrina), Alaialaica (Londrina), Sabrina Gevaerd (Brusque), O QUE VOCÊ QUEER (BH), Fiedler (Curitiba), Metal Encontra As Nuvens (Londrina), Olho Vivo (Londrina), Desvio Cromático (Londrina), PhD Galeria (SP), Coletivo Efêmmera (SP), Vaga Certa (Niterói), O_mito (Curitiba), Lote 42 (SP), Comida di Butequim (Londrina), Primeiro Elemento (Londrina), O Livro do Cosmonauta (Belo Horioznte), levemeleve (Londrina), 1508201540320789 (Londrina), Por Dentro (SP), Jornal RelevO (Curitiba), Quarto Adentro (Londrina), Haikai (Volta Redonda), Ruínas (Curitiba), isocircus (Londrina), O Livro de Histórias Montáveis (Rio de Janeiro) e Astronave de Papel (Londrina).
Além disso, a feira vai contar com uma programação paralela durante todo o evento no próprio Museu Histórico. Às 14h, tem o lançamento do livro "É de Pó e De Céu", com fotografias inéditas do fotógrafo Carlos Stenders, que retratou as primeiras décadas da colonização de Londrina.
Às 15h, Guilherme Gerais compartilha com o público algumas de suas reflexões sobre o tema "Fotolivros". Às 16h, artistas da cidade participam de um encontro para mostrarem seus cadernos pessoais e livros de artista.
Às 16h30 será lançado o livro "INDIE.GESTÃO", editado pelo Ja.Ca (espaço cultural de Belo Horizonte), e que trata sobre gestão de espaços culturais independentes. Às 17h, o designer gráfico mineiro Ricardo Portilho participa de uma conversa aberta com o público e, fechando a programação, às 18h, o designer Pedro Pinotti integra um bate-papo com o historiador Rogério Ivano sobre o tema "Zines Ontem, Zines Hoje".
Durante todo o evento, food trucks da cidade estarão presentes servindo comes e bebes.
Serviço
Abertura – III Ciclografias: imagina se pega no olho
5 de setembro – sábado – 19h
Exposição "Zines" + Conversa com Fábio Zimbres + Show com Vermes do Limbo
Entrada gratuita
Feira DOBRA de arte impressa
7 de setembro – segunda (feriado) – das 11h às 19h
Expositores de todo o Brasil, lançamento de livros, bate-papos + food trucks
Entrada gratuita