Exercitar o olhar para perceber e apreciar o que há de belo em Londrina fez parte do projeto de artes realizado durante todo o ano no Colégio Interativa em comemoração aos 75 anos da cidade.
O resultado desse trabalho poderá ser conferido desta terça, dia 8 de dezembro à sábado, dia 12, no Shopping Com-Tour, onde estarão expostas 500 criações dos estudantes.
Pinturas feitas com técnicas variadas em diversos suportes como tela, camisetas, caixinhas de chá e bandejas de madeira, além de fotografias, fazem parte da mostra intitulada ''Diferentes olhares sobre Londrina''.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Sob a coordenação da professora de artes Regia Rodrigues, alunos de todas as séries e idades desenvolveram trabalhos artísticos dentro das seguintes temáticas: ouro verde, colonização inglesa, locais de lazer, pontos turísticos, rios e lagos, industrialização, comércio, imigração japonesa e fotos genéricas de Londrina.
Em aulas itinerantes, os estudantes visitaram alguns locais de destaque da cidade, como o Museu de Arte de Londrina, que assessorou a realização da iniciativa, além de exposições e ateliês de alguns artistas londrinenses, que também deram oficinas na própria escola. Participaram do projeto os artistas Raquel Carraro, Cristina Jardim e Denvitor.
''Gostei muito de visitar o ateliê da Raquel Carraro que usa cores bem diferentes para representar as pessoas e os animais e assim me inspirei para pintar a Catedral de Londrina bem colorida na minha camiseta. Foi um jeito legal de comemorar o aniversário da cidade'', comenta o aluno Matheus Lupi de Souza, 9 anos.
As irmãs gêmeas Catarina Braga Silveira e Beatriz Braga Silveira, de 11 anos, e que há cinco anos moram na cidade, optaram por destacar através da pintura a beleza da cachoeira do Parque Arthur Thomas e do Lago Igapó, respectivamente. ''Na verdade, ainda não conheço pessoalmente o Parque Arthur Thomas, mas fiquei encantada com a foto que vi na internet da cachoeira que tem lá. Me chamou a atenção o verde e a limpeza do local e decidi retratar isso'', explica Catarina. Já Beatriz ressalta que ''Londrina é linda'' e que é preciso ''olhar com olhos apropriados'' as belezas que existem: ''No Lago Igapó, acho lindo como a água circula, o leito da água'', afirma.
Da educação infantil, os alunos Maria Luísa Massote e Rafael Marton Saoncella de Oliveira, de 5 anos, se esmeraram na confecção dos sacos de tecido para brinquedos com pinturas que fazem referência à cafeicultura. ''Já colhi café no sítio do meu tio e é interessante ver as diferentes cores do grão'', lembra Rafael.