Este sábado (20) será de espetáculo. A chamada performopalestra "Helena Vadia" se apresentará às 19h na Okupa do Marl, que fica na Avenida Duque de Caxias, nº 3242.
Para quem não puder conferir neste dia 20, haverá outra sessão no dia 1º de setembro, às 17h30, mas desta vez no CineCequinha na UEL, na Rod. Celso Garcia Cid, Pr 445, Km 380 - Campus Universitário - Portal de Versalhes III.
O Paraná é o décimo primeiro estado por qual "Helena Vadia" passa, uma performopalestra fruto de uma pesquisa de mestrado em Artes da Cena pela Unicamp que já realizou cerca de cinquenta apresentações em diversos contextos diferentes, sempre de forma independente, em contato com coletivos feministas e artísticos das cidades.
O espetáculo
Trata-se da exploração cênica do mito de Helena, a mulher vadia, erótica, sexualmente ativa. No corpo da atriz são experimentados marcadores de feminilidade e de masculinidade, justamente questionando a dualidade. Tão ambígua quanto Helena, a cena teatral é considerada um campo fértil para a flexibilização do fazer gênero, da performatividade de gênero.
Passando pelos dispositivos Drag (Queen, King e Faux) e por algumas simbologias ligadas a feminino e masculino, outras obras de arte e outros corpos intérpretes sintetizará o que por fim soou relevante no mito de Helena. Nasce assim um formato híbrido entre conhecimento do teatro e conhecimento acadêmico.