Artes Visuais

Londrina: exposição traz obras de Van Gogh, Monet e Di Cavalcanti

25 set 2013 às 13:37

Chega a Londrina nesta quinta-feira (26), o projeto cultural Museu Itinerante, com curadoria da artista plástica Vera Barros, desenvolvido pela Elo3 Integração Empresarial e patrocínio da Monsanto do Brasil, por meio da Lei Rouanet.

A mostra reúne 40 reproduções de obras assinadas por grandes artistas, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti, todas com tema água. De acordo com Vera Barros, responsável pela seleção das obras, os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e, principalmente, a riqueza de suas imagens e metáforas. "Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água", destaca.


A exposição estará aberta a visitação gratuita até 13 de outubro na Biblioteca Municipal de Londrina. Além de possibilitar o acesso a obras de artistas consagrados, o Museu Itinerante busca valorizar a produção artística das cidades onde se instala, por meio da participação de artistas locais.


Viabilizado com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto Museu Itinerante existe desde 2008, já passou por mais de 30 cidades e foi visto por mais de 250 mil pessoas. A exposição Arte/Água, patrocinada pela Monsanto, teve início em março deste ano, em Petrolina (PE); passou por Salvador (BA), Sinop (MT), Paracatu (MG) e Rondonópolis (MT); depois de Londrina, seguirá para Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).


De acordo com a gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Monsanto, Daniela Mariuzzo, a exposição é uma forma de a empresa colaborar com a ampliação do acesso à cultura, promover a inclusão social e chamar a atenção para a importância da água. "A preservação dos recursos naturais é intrínseca à agricultura e deve ser uma preocupação constante das empresas que têm a sustentabilidade como um dos pilares do negócio", afirma. A escolha do tema água vai ao encontro também da declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceu 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

O Museu Itinerante conta ainda com um programa de arte-educação que oferece um workshop gratuito para professores da rede pública de ensino, ministrado pela curadora, e distribui um livro de estudos que inclui as obras presentes na mostra e muitas outras informações. Grupos escolares e o público em geral podem agendar visitas guiadas à exposição, entrando em contato com Danielle (43) 3375-0216.

Serviço:
Exposição Arte/Água: essenciais para a vida
Período: 26 de setembro a 13 de outubro, de segunda-feira a sábado
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 8h às 16h; sábado, das 8h às 13h
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (Biblioteca Municipal de Londrina)
Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413 - Centro - Londrina – Paraná
Agendamento de visitas guiadas: (43) 3375-0216, com Danielle


Continue lendo