Chega a Londrina nesta quinta-feira (26), o projeto cultural Museu Itinerante, com curadoria da artista plástica Vera Barros, desenvolvido pela Elo3 Integração Empresarial e patrocínio da Monsanto do Brasil, por meio da Lei Rouanet.
A mostra reúne 40 reproduções de obras assinadas por grandes artistas, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti, todas com tema água. De acordo com Vera Barros, responsável pela seleção das obras, os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e, principalmente, a riqueza de suas imagens e metáforas. "Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água", destaca.
A exposição estará aberta a visitação gratuita até 13 de outubro na Biblioteca Municipal de Londrina. Além de possibilitar o acesso a obras de artistas consagrados, o Museu Itinerante busca valorizar a produção artística das cidades onde se instala, por meio da participação de artistas locais.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Viabilizado com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto Museu Itinerante existe desde 2008, já passou por mais de 30 cidades e foi visto por mais de 250 mil pessoas. A exposição Arte/Água, patrocinada pela Monsanto, teve início em março deste ano, em Petrolina (PE); passou por Salvador (BA), Sinop (MT), Paracatu (MG) e Rondonópolis (MT); depois de Londrina, seguirá para Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).
De acordo com a gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Monsanto, Daniela Mariuzzo, a exposição é uma forma de a empresa colaborar com a ampliação do acesso à cultura, promover a inclusão social e chamar a atenção para a importância da água. "A preservação dos recursos naturais é intrínseca à agricultura e deve ser uma preocupação constante das empresas que têm a sustentabilidade como um dos pilares do negócio", afirma. A escolha do tema água vai ao encontro também da declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceu 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.
O Museu Itinerante conta ainda com um programa de arte-educação que oferece um workshop gratuito para professores da rede pública de ensino, ministrado pela curadora, e distribui um livro de estudos que inclui as obras presentes na mostra e muitas outras informações. Grupos escolares e o público em geral podem agendar visitas guiadas à exposição, entrando em contato com Danielle (43) 3375-0216.
Serviço:
Exposição Arte/Água: essenciais para a vida
Período: 26 de setembro a 13 de outubro, de segunda-feira a sábado
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 8h às 16h; sábado, das 8h às 13h
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (Biblioteca Municipal de Londrina)
Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413 - Centro - Londrina – Paraná
Agendamento de visitas guiadas: (43) 3375-0216, com Danielle