Acontece nesta sexta-feira (14), às 19h30, no Museu Histórico de Londrina abertura da exposição "Memória Hugo Simas – 80 Anos" em comemoração ao aniversário do primeiro colégio público da cidade de Londrina, o Colégio Estadual Hugo Simas.
O objetivo da exposição, segundo os organizadores, é resgatar esse passado para que a comunidade londrinense conheça a importância do Colégio na formação do Município. Além da importância da história para o desenvolvimento da cidade, a Mostra que acontece exatamente no dia do aniversário de 80 anos do colégio, será composta por documentos, textos, objetos, fotografias e depoimentos de ex alunos e professores.
Com o nome de Grupo Escolar de Londrina, a escola passou a funcionar em 14 de julho de 1937, tendo como primeiro diretor, o professor Antenor Henrique Monteiro e 587 alunos matriculados. Seu nome foi cedido em 1941, em homenagem ao desembargador Hugo Gutierrez Simas passando a ser denominado Grupo Escolar Hugo Simas. Atualmente o colégio atende mais de 1.600 alunos, nos períodos matutino, vespertino e noturno, entre Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação Especial. O colégio oferece ainda, o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) contemplando as línguas de espanhol, francês e inglês.
Parceiros para sempre
No ano de 1958, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Direito, atual Universidade Estadual de Londrina (UEL), começaram a funcionar nas salas do Grupo Escolar Hugo Simas, até que pudessem ter seu próprio espaço físico.
Primeira turma de alunos do Grupo Escolar Hugo Simas
O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, também funcionou no Hugo Simas, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, nos porões do grupo escolar.
O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informções pelo telefone (43) 3323-0082. a exposição estará aberta ao público até 14 de agosto de 2017.