Nesta quarta-feira (24) às 19h30 vai acontecer a conversa aberta "Mão na Lata - processos colaborativos para a construção de imagens e narrativas" com a fotógrafa Tatiana Altberg (RJ) na Vila Cultural Grafatório, que fica na Av Paul Harris, 1575.
Tatiana é a responsável pelo Mão na Lata, projeto que desde 2003 visa o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes do Complexo da Maré (RJ) por meio da fotografia e da literatura.
A partir da técnica pinhole as atividades exploram a fotografia desde a confecção das câmeras, a revelação dos negativos e fixação das fotografias. Por tamanha qualidade nas fotografias, com o passar dos anos, o reconhecimento deste projeto gerou muitos frutos, possibilitando que os jovens participassem de exposições e publicação de livros.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
A partir do processo colaborativo, o projeto tem como principal objetivo ampliar a capacidade de percepção dos participantes por meio da produção de imagens fotográficas e de narrativas em forma de texto.
O contato com diferentes experiências artístico-culturais, como o cinema, as artes plásticas, a literatura, a música e a própria fotografia, também estimula o jovem a se apropriar criativamente das infinitas possibilidades de seu imaginário e a refletir sobre sua noção de identidade e de comunidade.
A conversa aberta é gratuita e faz parte da programação do projeto "Areté: de leste a oeste", que convidou Tatiana para ministrar uma oficina para seus participantes nos dias 24 e 25.
Mais informações sobre o projeto podem ser dadas pelo site do projeto, pelo Facebook ou através do telefone da Vila Cultural Grafatório, 3024-3533.