Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Jacarezinho

Exposição reúne objetos e imagens da cultura indígena do norte do Paraná

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 abr 2014 às 09:09

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A exposição "Povos Indígenas do Norte do Paraná", aberta na última quinta-feira (24/04), no Museu do Bispado Dom Ernesto de Paula, de Jacarezinho, dará a conhecer um pouco mais dos primeiros habitantes do Estado do Paraná e da cultura desses povos em seus diversos aspectos. A mostra passa pela história dos povos Xeta, Caingangue e Guarani que ocuparam e ainda ocupam espaços territoriais nessa região. A exposição acontece até dia 12 de maio.

Por meio dos objetos selecionados para a mostra é possível conhecer um pouco do cotidiano dos indígenas. A exposição conta com suportes diversos como painéis que mostram um pouco da cultura desses povos e seus modos de vida, além de objetos da cultura material cotidiana como arcos e flechas, cestos, varas, bolsas e uma cabana construída, no local, pelo índio Adriano da Silva, descendente dos Xetas e aluno do curso de História da UENP.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A professora do colegiado de História da UENP, Janete Leiko Tanno, salienta que a exposição é uma oportunidade de todos conhecerem um pouco mais dos povos indígenas e seus descendentes que ainda habitam a região do norte do Paraná. "Conhecer a história desses povos indígenas serve ainda como apoio
para questionar a ideia do vazio demográfico dos discursos oficiais, que justificou a quase dizimação dos primeiros habitantes dessa região, por meio das invasões e posse de suas terras e destruição das matas realizadas pelos 'pioneiros', pelos 'desbravadores' e pelas Companhias de Terra, que exploraram a região desde o século XIX, já que o que será observado na Exposição são alguns resquícios da riqueza cultural desses povos, ainda não completamente destruídos".

Leia mais:

Imagem de destaque
Exposição artística

Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global

Imagem de destaque
Autoria confirmada

Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões

Imagem de destaque
Até ele!

Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Gratuito

Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições

A exposição é uma realização do Centro de Documentação e Pesquisa da UENP (CEDHIS-UENP) e do Grupo de Pesquisa: Preservação dos bens culturais: História, Memória, Identidade e Educação Patrimonial, do colegiado de História da Universidade. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h; e das 14h às 17h. Agendamentos para visitas monitoradas devem ser realizadas pelo telefone (43) 3525-1678. Escolas da
rede municipal, estadual e particular de Jacarezinho e região estão convidadas a visitar a exposição, além do museu permanente no local.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo