NOVA YORK - Uma exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York apresenta, a partir de amanhã (7), a influência dos super-heróis de histórias em quadrinhos e do cinema na moda contemporânea.
No pátio de entrada do museu, localizado na Quinta Avenida, os visitantes são recebidos pelo Superman, Batman e pela Mulher Maravilha, três esculturas brancas em referência irônica às "verdadeiras" estátuas de mármore que o museu tem.
Sobre os manequins de cera estão 60 modelos que mostram até que ponto os heróis urbanos americanos servem de inspiração.
Alguns modelos expostos são muito conhecidos, como o corpete de motoqueiro equipado com espelhos retrovisores e manivela criado por Thierry Mugler para sua coleção primavera-verão de 1992 ou o conjunto esportivo que Jean-Paul Gaultier desenhou para sua coleção de outono-inverno de 1995-96.
Outras roupas foram vistas nos cinemas, como o traje do Super-Homem usado pelo ator Christopher Reeve em 1978. A exposição seguirá aberta até o dia 1º de setembro.