A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná inaugura nesta sexta-feira (21), às 14h, a 4ª exposição do Sistema Penitenciário Paranaense, em comemoração aos 104 anos do decreto 564, de 23 de setembro de 1908, que instituiu a primeira penitenciária do Estado.
A mostra tem como objetivo recuperar, organizar e divulgar a memória do penitenciarismo estadual, através de acervo documental que retrata a execução da pena, além de imagens e bens móveis e imóveis, permitindo que o público conheça mais de perto o cotidiano de uma cadeia.
A exposição acontece nas dependências do edifício que serviu como sede da primeira penitenciária do Estado desde 1908, hoje a desativada Prisão Provisória de Curitiba, também conhecida como Prisão Provisoria do Ahú, e é organizada pelo Departamento de Execução Penal (Depen) e pelo Museu Penitenciário do Paraná.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
O diretor do Depen, Mauricio Kuehne fará, na abertura, um breve relato histórico conectando o passado e a contemporaneidade das práticas profissionais do servidor penitenciário e do cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP). Também estará presente o professor e historiador Clóvis Mendes Gruner, que vai falar sobre a história do sistema penitenciário.
O primeiro carro condutor de presos e dois modelos de cubículos (celas) de épocas anteriores a 2006, quando a Prisão Provisória de Curitiba foi extinta, serão reproduzidos. Merece destaque ainda o primeiro relatório anual das atividades da penitenciária, do período de 1909, e o Decreto 564 de 23 de Setembro de 1908 que instituiu o Regulamento da Penitenciária do Estado. Publicações anteriores à inauguração da penitenciária, nos Jornais 19 de Dezembro e Diário da Tarde, além da primeira planta e projeto da penitenciária de 1880, também serão destacadas na exposição.
Na quarta mostra será permitida, pela primeira vez, a visita de adolescentes. Na exposição de 2011, houve grande interesse de pais para que pudessem levar seus filhos. Eles entendem ser essa uma oportunidade de reflexão sobre a perda da liberdade e a ausência da família e dos amigos.
A exposição ficará aberta ao público, nos dias 22 (sábado) das 10 às 17 horas e dia 23 (domingo), das 13 às 17h30. Esta será a última oportunidade de visitação da Prisão Provisória de Curitiba ainda como era nos últimos 104 anos, já que no local serão iniciadas obras para instalar o Centro Judiciário do Estado.
Serviço:
Exposição 104 anos do Sistema Penitenciário
Quando: sexta-feira (21), às 14h, até dias sábado (22), das 10h às 17h e domino (23), das 13h às 17h30.
Onde: Av. Anita Garilbaldi, 750, Bairro Ahú - Curitiba/PR.