Um panorama da produção artística brasileira atual pode ser visto a partir desta quarta (10), em Londrina, na segunda etapa do XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira (Ciab). A mostra, que acontece no Museu de Arte da cidade, reúne diversas técnicas e estilos em pinturas em tela, desenhos, fotografias, colagens e esculturas, em um quadro atualizado do que vem sendo produzido por aqui e exibido no exterior. A abertura está marcada para as 20h30, com uma apresentação da Banda de Músicos de Londrina.
Duas artistas londrinenses e três curitibanos integram a exposição. Wania Tibery e Célia Regina Filipake, e Fernanda Pavão, Godoi e Leocádia Lidia Gulinoski, respectivamente, estão entre os 87 artistas selecionados em todo o País para esta edição. Do Paraná, ao todo participam 16 artistas de nove cidades. O Ciab é organizado pelo Colege Arte, uma empresa privada de Belo Horizonte que ministra cursos, palestras e oficinas de arte, e tem ainda o apoio do Ministério das Relações Exteriores e Setor Cultural da Embaixada Brasileira.
A cada ano, o Circuito fica em exposição em algum país estrangeiro - as obras já foram para países como Inglaterra, Áustria, França, Eslováquia, China e Tailândia - e posteriormente vem para um grande museu brasileiro. A mostra deste ano passou pela República Dominicana em novembro, e sua vinda para Londrina (pela primeira vez) é uma conquista para a população local. ''A mostra vem celebrar o aniversário da cidade, mas também é um reconhecimento do trabalho expressivo que a cidade tem nas artes plásticas. Nós temos um intercâmbio com o Colege Arte, e há vários anos artistas locais vêm sendo selecionados para a mostra'', explica a diretora do Museu, Sandra Jóia.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Sandra ressalta que uma exposição dessa abrangência, além de ser uma vitrine do que vem sendo produzido no País, ainda é uma oportunidade para os artistas ganharem um pouco mais de visibilidade tanto aqui quanto no exterior. ''A produção artística local e nacional está bastante expressiva em qualidade, beleza e poética. E essa mostra cumpre com o objetivo de divulgar o artista, que necessita desse espaço'', ressalta.
Serviço
XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira - 2ª etapa
Quando: de 10 a 31 de dezembro, de 2ª a 6ª, das 10 às 18h, e sábados, das 8 às 13h (exceto feriados)
Local: Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640)
Mais Informações: (43) 3337-6238