Tem gente que acredita que fã que é fã tem que ter carteirinha e tudo o mais. Nem sempre. Para aproveitar essa novidade, por exemplo, só precisa mesmo é do passaporte. Começou nesta terça (5), a exposição "Harry Potter:The Exibition" no museu Discovery Times Square, em Nova York, Estados Unidos.
Agora, aqueles que não tiveram a chance de conhecer o "Mundo Mágico de Harry Potter", da Flórida, podem dar um pulo na metrópole americana para passear por Hogwarts, visitar a sala da aula de Gryffindor, ver o quarto que Harry Potter divide com o amigo Ronnie, além de um infinidade de objetos do universo potterniano, como acessórios e figurinos.
Dividida em partes, a exposição vai até 5 de setembro e dá a chance para o visitante de participar de seções interativas na sala de aula de herbologia ou sobre o quadribol, o esporte popular entre os jovens feiticeiros. A ideia é proporcionar a sensação de que se mergulhou naquele mundo peculiar, como acontece ao ficar debaixo das velas flutuantes do Salão Nobre ou quando você entra na cabana de Hagrid e se depara com a enorme cadeira de reclinar.
Segundo o executivo de criação da Global Experience Specialists (GES), Eddie Newquist, "é como passar um dia em Hogwarts. Você tem a sensação de ter pisado dentro do filme". A exposição estreou em 2009, em Chicago, e passou por outras cidades americanas, como Boston e Seattle, além de Toronto, no Canadá. Ela levou anos para ser criada e inclui, inclusive, artefatos do último filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, que estreia em 15 de julho, com Daniel Radcliffe (foto), Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Helena Bonham Carter, Alan Rickman e Tom Felton, entre outros, no elenco.
Para aqueles que não podem - no momento - fazer esse passeio por qualquer razão que seja, não tem problema. A boa notícia é que a big apple de Woody Allen é a última escala da mostra nos Estados Unidos antes dela ser levada para fora do país. Quem sabe o Brasil, com sua base de fãs considerável não possa ser um destino? Mobilize-se! Junte a sua turma e começe a fazer barulho desde já para ver "Harry Potter:The Exibition". Afinal, é ou não é uma boa ideia?