A exposição "Tita Stremlow – A Raiz da Felicidade" será aberta nesta sexta (5), às 20 horas, no Museu de Arte de Londrina – MAL.
A mostra traz 31 obras em madeira da escultora alemã, além de fantoches e seis banners que mostram cenas da vida e do trabalho de Tita, incluindo uma seleção de cartões-postais que ela criou na década de 40, com desenhos do pós-guerra.
As obras transmitem muita afetividade, com definição acentuada das formas onde são realçados os detalhes, num trabalho de grande apuro técnico e sensibilidade. Pessoas expostas ao vento e à chuva, animais que inspiram liberdade e ternura, histórias bíblicas recontadas através da arte são elementos deste universo temático.
Tita Stremlow nasceu em Munique (Alemanha), onde passou parte da juventude e freqüentou uma escola de arte, colhendo influências do expressionismo. Em 1952, casou-se e veio morar no Brasil, onde se radicou no Norte do Paraná, vivendo primeiro em Apucarana e, mais tarde, em Rolândia, cidade em que ela mantém um ateliê onde trabalha diariamente.
Parte de sua obra é dedicada à arte sacra: figuras de santos, a Sagrada Família, o nascimento de Jesus e as cenas bíblicas formam um acervo que transpira fé. Às figuras humanas e de animais ela se dedica com o realismo do que vê nas ruas, no cotidiano, reproduzindo em madeira o que chama sua atenção e toca sua sensibilidade.
Serviço:
Exposição: "Tita Stremlow – A Raiz da Felicidade"
Quando: aberta ao público de 6 a 31 de março
Horários: de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas
Aos sábados, das 8 às 13 horas
Local: Museu de Arte de Londrina (MAL) – Rua Sergipe, 640
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Museu de Arte de Londrina
Apoio: Secretaria Especial da Mulher