A Biblioteca Municipal de Londrina, que completou 60 anos neste ano, continua com as festividades em razão da data. Na última quinta-feira (14), foi aberta a Exposição Comemorativa que retratará um pouco da história da instituição, através de fotografias.
As fotos trazem imagens dos prédios que já abrigaram a Biblioteca, da inauguração, da reforma que transformou o prédio do Fórum na atual biblioteca, dos ônibus bibliotecas, que percorriam a cidade na época em que as escolas não tinham bibliotecas e os muitos eventos culturais que a biblioteca já organizou.
Segundo o diretor da Biblioteca Municipal, Rovilson da Silva, a importância da exposição é trazer a história desta instituição sólida que há 60 anos atende à população londrinense. "É uma forma de trazer as pessoas à biblioteca, para que elas se encontrem com épocas passadas e aqueles que não conhecem a história que passem a conhecer."
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Além das fotografias do passado, no piso superior, na sala de exposição, estarão espalhados banners, documentos e jornais que retratam não só a história, mas também uma perspectiva do futuro. A exposição também contará com a foto vencedora do 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Biblioteca Pública de Londrina, realizado em 1956, e registrada pelo fotógrafo londrinense Haruo Ohara (1909-1999).
"Uma cópia do negativo da fotografia foi doada ao município de Londrina e fará parte do acervo permanente da Biblioteca. Essa doação feita por um instituto tão importante quanto o Instituo Moreira Salles é algo extremamente valoroso para a Biblioteca", informou o diretor.
Durante o período da exposição, será exibido, também, todos os dias, às 10h e 15h, o filme Haruo Ohara, uma produção da Kinoarte, Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, e dirigido por Rodrigo Grota.
A exposição é realizada em parceria com o projeto "O Recado dos Livros" que, desde 2006, tem realizado atividades de incentivo à leitura, com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
A organizadora do projeto "O Recado dos Livros", Claudia Silva, falou sobre a importância de participar desta parceria. "‘O Recado dos Livros’ tem o objetivo de valorizar a leitura na cidade e a Biblioteca é uma estrutura voltada para a leitura." Neste ano, por causa da comemoração dos 60 anos da Biblioteca, o projeto voltou toda sua programação para a Biblioteca.
A exposição é aberta a todos, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, nos sábados, das 9h às 13h, ficará em exposição até o dia 1° de outubro.