Quando há flores em tudo o que se vê, existe uma grande possibilidade de plantar canteiros em todos os lugares. Atualmente, na vida e obra da artista plástica londrinense Eliane Stahl, é tempo de colheita. A tempestade que arrasou alguns jardins de sonhos, bons momentos e o grande significado das pequenas coisas, passou.
Depois de um longo período de depressão, que a levou a pesar quase 150 quilos, comprometendo inclusive sua saúde, a advogada e artista plástica decidiu pela cirurgia de redução de estômago. O que se vê depois disso é um renascimento, registrado nas 23 telas em acrílico da exposição ''Florescer, flor e ser'', que será aberta nesta quarta (16) na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira, em Londrina.
Um auto-retrato colorido de Eliane em dois momentos - antes e depois da cirurgia - a série de telas produzidas entre 2006 e 2008 é a alameda onde a inspiração da artista andou, chegando ao final do percurso, carregando as novas flores, que brotaram nesse itinerário. Uma característica marcante do trabalho da londrinense é pintar somente flores.
Eliane começou a pintar em 1995, sem muito compromisso, mas por orientação terapêutica passando, posteriormente, a freqüentar aulas no ateliê de Mara Carvalho.
Nas flores mutiladas, fragmentadas, psicodélicas e mandalas, a artista plástica está inteira, encenando ao público que visitar a exposição os dramas e alegrias do seu pequeno jardim de 23 telas. É para esse espaço que Eliane tem olhado ao longo dos últimos 6 meses, em que emagreceu mais de 40 quilos, buscando o novo sentido de sua vida. ''Acho que semeei bastante e ainda estou colhendo'', afirma, encontrando flores em tudo o que vê, plantando canteiros em todos os lugares.
A exposição fica aberta até o dia 30 de julho e pode ser visitada das 9h às 20h. Quem quiser pode levar um pacote de fraldas geriátricas, que serão doadas ao Asilo São Vicente de Paula.
Serviço
Exposição 'Florescer, flor e ser' - Eliane Stahl
Abertura: quarta (16), às 20h
Quando: de 16 a 30 de julho
Horário: das 9h às 20h
Local: Casa de Cultura José Gonzaga Vieira (Av. Higienópolis, 1.910), em Londrina
Entrada - Gratuita (Opcional a doação de um pacote de fraldas geriátricas, que será entregue ao Asilo São Vicente de Paula)