O dia mundial da fotografia é comemorado nesta sexta-feira (19). Para celebrar a data, o fotógrafo Rogério Ghomes recebe o público para uma visita guiada à exposição Desejo & Reparação, de sua autoria, a partir das 17h no Museu de Arte em Londrina.
Desejo & Reparação é a realização de um antigo sonho e inclui três instalações inéditas: Dobras, Donde Estoy, estoy a te esperar e Voltando para Casa. "O Desejo era fazer um trabalho no Museu, esse prédio singular do arquiteto Villa Novas Artigas. É também uma forma de agradecer à cidade que me acolheu e fazer uma reparação a esta obra de Artigas que tem sido tão menosprezada", explica Ghomes. Nesta exposição ele interage ainda com outra artista que ele admira muito, a arquiteta italiana Lina Bo Bardi.
"As imagens estão incorporadas ao projeto do mobiliário expositivo da Lina que foi feito para o MASP originalmente e que tem tudo a ver com o Museu de Arte, ao dialogar coma fluidez da arquitetura nas paredes de vidro. O efeito é muito interessante. Eu consegui unir três áreas que pesquiso: imagem, arquitetura e design, nessa parceria incrível com o Artigas e a Lina Bo Bardi", diz o artista.
Outra forma de celebrar a data é o Workshop A fotografia como elemento construtor da poética, que começa na sexta-feira, na Biblioteca do Museu. Ghomes, que é coordenador dos cursos de pós-graduação em Fotografia e Direção de Arte, na Unopar, conta que vai apresentar um programa teórico da história da fotografia brasileira dos anos 50 até agora, relacionando os trabalhos nacionais com produções de fora do Brasil, principalmente européias.
As aulas vão acontecer todas as sextas-feiras até o dia 23 de setembro, sempre das 14 às 17h. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail rogerioghomes@gmail.com, com dados pessoais. A taxa é de R$ 80.