'Divíduo' é o nome da mostra que os artistas plásticos Francis Rodrigues e Emerson Persona apresentam no Espaço Cultural BRDE Palacete dos Leões, em Curitiba.
A exposição fica aberta do dia 22 de julho até 26 de agosto. Os estilos diferentes dos artistas, com suas diferentes formas de pensar pintura, convergem na fragmentação da imagem.
Os dois artistas estudaram juntos no curso de Pintura da Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde fazem hoje especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea, e dividem um ateliê. Os trabalhos refletem a relação dos artistas com o mundo por meio do desmembramento do corpo e da desconstrução do espaço urbano. É desta relação quem vem o nome da exposição: "Divíduo".
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
Francis Rodrigues destaca em suas pinturas o transeunte que caminha pelas ruas da cidade, edifícios, casas, paisagens, sinais de trânsitos, linhas, formas, sombras. Primeiro o artista fotografa o que lhe chama atenção, depois transforma detalhadamente estas imagens com cortes e inversões. "Nas telas percebe-se o espaço da pintura com elementos lado a lado, coexistindo, sem nenhum ter mais importância do que o outro, todos justapostos. Cores vibrantes e saturadas, a cor imaginada e pensada como relação de contrastes e valores cromáticos", explica.
Emerson Persona trabalha com a fragmentação do corpo. Em suas pinturas ele mostra a relação da figura com o fundo, de maneira que se mesclem e o que está atrás salte para frente, a intensidade e saturação das cores dão uma sensação de flutuação da imagem. O artista não tem o interesse de facilitar a leitura para quem está olhando. "Faço uso da abstração do desenho pela diluição da imagem no espaço, o uso do figurativo é importante, mas ele por si só não se dá sem as relações ao seu redor uma vez que meu interesse não é a representação de uma imagem completa", complementa.
A exposição fica aberta à visitação a partir de 22 de julho às 19hs, de segunda a sexta-feira, 12h30 às 18h30. O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões fica na Av. João Gualberto, 530/570 Alto da Glória.