Entre as atrações do 8° Londrina Matsuri, que acontece de 4 a 7 de setembro, no Parque Ney Braga, estarão as esculturas do artista pernambucano Arlindo Monteiro. As peças são minuciosamente talhadas em palitos de fósforo e ficarão expostas no Estande da Sercomtel.
Há cerca de 20 anos, por causa de um sonho, Arlindo parou de esculpir em troncos de coqueiros para dedicar-se a nova arte em miniatura. O artesão, que mora em Alagoas há 30 anos, já divulgou seu trabalho em outros países e cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.
A criatividade não tem limites. Arlindo produz desde imagens com apenas um personagem até obras com 40 peças. Em todos estes anos de inspiração, foram feitas mais de 100 mil esculturas em palito de fósforo - que são colocadas em tubos de vidro, com base de madeira. O destaque nacional aconteceu quando suas obras foram escolhidas para fazerem parte da abertura da novela Da Cor do Pecado.
No Londrina Matsuri, os organizadores acreditam que as peças esculpidas pelo artesão vão fazer sucesso. "Em uma viagem para Maceió tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Arlindo. Fiquei encantado com a riqueza de detalhes das esculturas. Gostaria que os visitantes do Londrina Matsuri também tivessem a chance de ver de perto estas obras tão pequenas e de grande originalidade" explica o coordenador geral do evento, Luiz Shiroma.
Todos os dias, os visitantes poderão conferir a exposição das esculturas em palito de fósforo e a montagem das peças, que serão vendidas a preços variados.