Um velho provérbio diz que uma imagem vale por mil palavras. Na exposição que inaugura hoje em Londrina, a artista Solange Sayuri Yamashita utiliza-se da imagem para ressaltar a palavra. A exposição fica instalada no Sesc até o dia 27 de agosto reunindo 8 fotografias que têm a ''escrita urbana'' como tema.
A idéia foi fotografar símbolos que transmitissem mensagens na região central de Londrina incluindo aí anúncios, avisos e indicações de direção. O objetivo era transformar a palavra em textura visual. ''No passado, os vendedores gritavam na feira para chamar atenção dos fregueses. Hoje em dia, tudo está escrito em plaquinhas. Ao andar pelo Centro da cidade, você vê muitas mensagens. É como se ouvisse um monte de gente gritando'', diz ela.
A artista procurou registrar apenas as mensagens que apresentassem algum atrativo visual interessante, curioso ou diverso seja em si, por seu suporte, por seu fundo ou o conjunto e relação desses fatores. Os ângulos foram determinados seguindo parâmetros de composição que melhor se adequassem aos objetos, e em alguns casos sobre as imposições do local e estrutura física da fotografia.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
As fotos, contudo, não aparecem na exposição como registros convencionais. ''Explorei recursos no processo de revelação para descaracterizar a imagem, com o objetivo de enfatizar as letras e chamar atenção para o que está escrito. As cores são saturadas. Ficou fora do padrão costumeiro'', salienta. Solange descobriu a paixão pela fotografia no Japão. Tinha ido ao país de seus ancestrais para trabalhar na condição de dekassegui.
Lá, nas horas vagas, aprendeu os mecanismos de uma velha máquina analógica de um amigo. De volta ao Brasil, fez um curso básico de fotografia no Senac e posteriormente prestou vestibular para design porque - segundo ela - ''o curso oferecia, durante dois anos, uma disciplina de fotografia''. O tema da exposição, aliás, nasceu de um trabalho curricular. Agora o resultado pode ser visto pelo público em geral.
Serviço
'Escrita Urbana' - de Solange Sayuri Yamashita
Quando: do dia 5 ao dia 27 de agosto
Local: Sesc (R. Fernando de Noronha, 264), em Londrina