Até o dia 15 de agosto, a Bienal Internacional de Curitiba realiza convocatória internacional para a Fotomobilização Catavento, um projeto de criação coletiva que tem como proposta a construção e apropriação de imagens de cataventos independente do formato ou material utilizado.
As fotos enviadas serão expostas na sala de arte digital do Museu Municipal de Arte (MUMA-PR) bem como no site oficial do projeto. Os participantes que enviarem suas contribuições até o dia 15 de julho terão também seus nomes impressos no guia pocket da Bienal.
A ideia da mobilização criativa partiu do artista e professor Tom Lisboa, que coordena o projeto. "O catavento, marca institucional da Bienal Internacional de Curitiba, é um dispositivo que historicamente esteve associado à ideia de transformação do vento em força produtiva. O objetivo é tomar emprestada a metáfora deste objeto para organizar um evento que é gerado, basicamente, através de ideias", explica Lisboa.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
"Em uma época de mobilização social e política, a Bienal Internacional de Curitiba lança este desafio criativo", completa o coordenador do projeto. Para participar, basta enviar uma imagem do seu catavento para [email protected] com nome, cidade e país. Confira o regulamento e a exibição de todas as obras no http://fotomob.bienaldecuritiba.com.br
Bienal - Completa 20 anos, em 2013, com nova linha curatorial que prioriza a arte que vai para as ruas através de ações que não se restringem aos museus e galerias de arte, mas que ganham o espaço urbano. Acontece em Curitiba, de 31 de agosto e 1º de dezembro, com obras de mais de 140 artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade. Fazem parte o Projeto Ação Educativa Instituto Votorantim, o +Circuitos (FICBIC, CUBIC e Circuito de Galerias) e a Bienal Aberta.
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Também conta com o patrocínio Instituto Votorantim, Volvo e Barigui Financeira e apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Serviço:
Convocatória Fotomobilização da Bienal Internacional de Curitiba 2013
Data: até 15 de agosto
Local: http://fotomob.bienaldecuritiba.com.br/
Informações: www.bienaldecuritiba.com.br