Foi aberta nesta terça (19), a exposição 'Museu Itinerante: Memórias de Rua', na Biblioteca Pública Municipal, estreando o circuito de exposições do projeto Museu Itinerante.
No espaço, estarão expostos 15 painéis com fotografias e textos da história da rua Sergipe, do antigo Cadeião da cidade e da antiga Rodoviária, onde hoje funciona o Museu de Arte de Londrina.
O Museu Itinerante faz parte do projeto Educação Patrimonial de Londrina, vencedor do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O coordenador da iniciativa, Leandro Henrique Magalhães, explicou que o Museu Itinerante é uma das diversas atividades realizadas por meio do Educação Patrimonial.
'Desde 2005, escolhemos um local por ano e executamos várias ações, como um inventário, oficinas com estudantes do ensino fundamental, produção de material didático e o Museu Itinerante. Com isso queremos valorizar os pontos históricos de Londrina', destacou Magalhães. Entre os temas escolhidos, estão diversidade religiosa e centro histórico, além de trabalhos com alunos de escolas municipais e oficinas para professores.
A exposição passará, também, pelos Museus de Arte e Histórico, além de instituições de ensino superior da cidade. A mostra foi organizada por cinco profissionais: historiadores, arquiteta, geógrafas e turismólogas. A exposição é resultado de pesquisas no Museu Histórico, que transformaram fotografias em painéis, acompanhados de textos explicativos.
O diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva, explicou que a exposição contribui para a construção da identidade londrinense. "Com as pessoas entrando em contato com estes painéis, exploram sua vivência e a de seus antepassados. Por ser na Biblioteca, também, é ressaltado o fato de que o espaço contribui para a edificação da história da cidade", completou.
A Biblioteca Pública fica na avenida Rio de Janeiro, 413, e o horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Os interessados têm acesso gratuito ao local, até o dia 29 de outubro. O projeto Museu Itinerante, bem como o Educação Patrimonial, são patrocinados pelo Programa de Incentivo à Cultura (Promic).