O artista plástico Zanzal Mattar, 78, morreu em Maringá (Noroeste), na noite de sexta-feira (19), por complicações da Covid-19. Zanzal foi um dos artistas mais importantes de Maringá e suas pinturas e esculturas estão espalhadas em vários locais da cidade. Entre as mais conhecidas, os painéis no interior da Catedral de Maringá e no Fórum.
Mattar fez exposições em outros estados brasileiros e também nos EUA e Europa. Suas suas peças presentearam o Papa João II, Principe Akihito (Japão ), presidente Fernando Henrique Cardoso (2002), presidentes e dirigentes da Itália, Alemanha, Portugal e França.
Recentemente, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, entregou ao cônsul-geral do Japão no Paraná, Takagi Masahiro, um quadro do artista com imagem da Catedral de Maringá. "Uma grande perda para Maringá. Um realizará ser humano admirável e um artista que muito orgulhava nossa cidade e o Estado do Paraná", lamentou o prefeito.
Leia mais:
Eggcident: ovos fritos gigantes 'invadem' Curitiba em protesto contra o aquecimento global
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
O artista nasceu em Iacanga (SP) e estava radicado em Maringá, onde se dedicava às artes plásticas, desde o final da década de 1970.