O artista plástico Zanzal Mattar, 78, morreu em Maringá (Noroeste), na noite de sexta-feira (19), por complicações da Covid-19. Zanzal foi um dos artistas mais importantes de Maringá e suas pinturas e esculturas estão espalhadas em vários locais da cidade. Entre as mais conhecidas, os painéis no interior da Catedral de Maringá e no Fórum.
Mattar fez exposições em outros estados brasileiros e também nos EUA e Europa. Suas suas peças presentearam o Papa João II, Principe Akihito (Japão ), presidente Fernando Henrique Cardoso (2002), presidentes e dirigentes da Itália, Alemanha, Portugal e França.
Recentemente, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, entregou ao cônsul-geral do Japão no Paraná, Takagi Masahiro, um quadro do artista com imagem da Catedral de Maringá. "Uma grande perda para Maringá. Um realizará ser humano admirável e um artista que muito orgulhava nossa cidade e o Estado do Paraná", lamentou o prefeito.
Leia mais:
Valor de obra de Tarsila do Amaral que teve autoria questionada quase triplica e vai a R$ 60 milhões
Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul
Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições
STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro
O artista nasceu em Iacanga (SP) e estava radicado em Maringá, onde se dedicava às artes plásticas, desde o final da década de 1970.