As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão inscrições abertas para 117 opções de pós-graduação stricto sensu.
Para concorrer os candidatos devem conferir os editais de cada programa. Todos os programas de mestrado e doutorado são gratuitos.
Os cursos de mestrado são destinados para alunos que concluíram a graduação ou estão no último semestre do curso. Para entrar nos programas de doutorado é preciso ter concluído ou estar finalizando o mestrado. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de fazer pesquisas científicas e aprofundar estudos na área de formação.
Leia mais:
Projeto 'Orquestrando o Futuro' reúne cerca de 1.200 alunos no Ouro Verde
Alunos da Apae de Londrina formalizam cooperativa em programa nacional
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
As sete universidades públicas do Paraná somam atualmente mais de 9 mil estudantes entre mestrandos e doutorandos.
Há opção para vagas nas modalidades de ampla concorrência ou com reserva de vaga para pessoas com deficiência, autodeclaradas negras (pretas e pardas) e indígenas. As informações estão detalhadas em cada um dos editais.
UEL
Na UEL (Universidade Estadual de Londrina) os editais para acesso aos programas de mestrado e doutorado são publicados de forma unificada. Porém, os períodos de inscrição são variados, mas todos ocorrem em outubro.
São 30 opções de doutorado e 39 de mestrado. Os editais estão separados por nível (mestrado ou doutorado) e por programa.
UEM
A UEM (Universidade Estadual de Maringá) está com cinco programas de doutorado e oito de mestrado com inscrições abertas. As opções são para as áreas de Administração; Biociências e Fisiopatologia; Ensino da Física; Letras, Matemática; Odontologia; e Zootecnia;
UEPG
A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) tem duas opções de doutorado e quatro de mestrados com inscrições abertas para a seleção de novos estudantes. Os programas são em Agronomia; Ciências Biomédicas; Ciência e Tecnologia de Alimentos; e Jornalismo.
UNIOESTE
Estão abertas as inscrições para nove doutorados e 13 mestrados na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) nos câmpus Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Nos editais dos programas constam todas as informações.
UNICENTRO
O Mestrado em Administração está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro para 27 vagas. Os candidatos podem escolher entre duas linhas de pesquisa: Estratégia; e Inovação e Tecnologia. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem 20 vagas para o mestrado. As inscrições estão abertas até 30 de novembro.
UENP
O Mestrado em Agronomia está com o processo de seleção aberto para 12 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro. São duas linhas de pesquisa: Produção Agropecuária Sustentável e Sanidade Vegetal. Há vagas reservadas de acordo com critérios do edital.
O Programa de Pós-Graduação em Educação abriu inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Básica. O prazo é até 11 de outubro. São 20 vagas para duas linhas de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento; e Práticas docentes para a Educação Básica. Há vagas reservadas de acordo com critérios do edital.
UNESPAR
A Unespar (Universidade Estadual do Paraná) está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado. O Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (Pali), campus de Paranaguá, está com inscrições abertas até 16 de outubro.
São 20 vagas divididas em duas linhas de pesquisas: Conservação da Biodiversidade em Ambientes Litorâneos e Insulares; e Sustentabilidade em Ambientes Litorâneos e Insulares.