A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme 'A Countess from Hong Kong', e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972.
Por volta de 1977, ele já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em conseqüência de um derrame cerebral, no Dia de Natal em 1977, na Suíça. Ele foi enterrado no cemitério comunal.
Mas no dia 3 de março de 1978, seu corpo foi roubado da sepultura por um pequeno grupo de mecânicos suíços, que tentavam extorquir dinheiro da família do ator.
O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados. O corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do Lago Léman, e novamente enterrado, desta vez sob um tampão de concreto de 1,80m de espessura, por ordem da família, para evitar novas tentativas de roubo.
No mesmo cemitério, há uma estátua de Chaplin em sua homenagem. Em 1991, Oona O'Neill, sua quarta e última esposa, veio a falecer, e foi sepultada ao lado do cineasta.