As frases temáticas são como uma espécie de bússola para o candidato se encontrar dentro da proposta da redação. É a partir delas que o processo de elaboração do texto ganha forma, e também se o estudante terá dificuldade ou não em desenvolver suas ideias.
De acordo com o professor Nilson Douglas Castilho, coordenador de ensino médio do Colégio Marista de Londrina, as frases temáticas devem aparecer ao longo do texto, mas é preciso definir estratégias para que não transmita uma sensação de repetição. “Se colocada no lugar correto, dentro do texto, o corretor da prova saberá se o aluno entendeu o que foi pedido”, afirmou.
Para isso, a primeira vez em que a frase temática deve aparecer é justamente no início do texto. É ali que Castilho explica que o candidato inicia a elaboração de sua tese. “Somando a frase temática, mais verbo e complemento que indiquem o ponto de vista defendido e a ser justificado, o candidato começa a desenvolver seus argumentos”. Segundo ele, o modelo de texto do Enem exige que essa etapa aconteça. “Se você não apresentar a tese, deixa de ser um texto dissertativo-argumentativo”, completou.
Leia mais:
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Incentivo à ciência: alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Como exemplo do tema da redação da versão impressa da prova, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, Castilho explica que a palavra ‘estigma’ deu o tom de argumentação para o candidato, e que o uso de palavras menos comuns no cotidiano é um atalho para que a tese possua aquele foco.
“Faz parte da habilidade de leitura e interpretação compreender qual é a palavra mais importante da frase. Neste caso, foi o 'estigma'. Então o aluno deveria primeiro apresentar teses que contextualizassem esse estigma, para depois abordar as doenças mentais, trabalhando esses termos de forma separada. Se não fizesse isso, poderia caracterizar fuga ao tema e zerar a prova”, alertou.