Dados obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação mostram que há quase 3 mil crianças com até 3 anos de idade na fila de espera por creche período integral em Londrina – são 2.910 crianças aguardando vaga.
A Secretaria Municipal de Educação listou uma série de ações que estão sendo realizadas para reduzir o déficit no atendimento. Apenas no último mês, foram abertas 600 novas vagas de creche, sendo que todas já foram preenchidas.
“Construímos várias creches nos últimos anos e fizemos um chamamento no ano passado para aumentarmos em 400 vagas o atendimento pelas instituições parceiras, que são seis entidades filantrópicas”, afirmou Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação.
Além disso, a secretária destacou que a prefeitura está construindo uma creche no Jardim Santo André e ampliando ao menos mais dez salas de aula, para fechar o ano com uma fila de espera menor.
A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2024 é que Londrina atenda 50% da demanda na faixa etária de 0 a 3 anos.
“Como não é uma idade obrigatória de 0 a 3 anos (só é obrigatória a partir de 4 anos), devemos atender ao menos metade dessas crianças. Londrina está perto dessa meta”, pontuou. As creches da rede municipal atendem hoje 7.087 crianças de 6 meses a 4 anos.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA