O 14 bis foi construído rapidamente: em dois meses. Não se sabe bem quando Santos Dumont iniciou o projeto. O certo é que, em fins do primeiro semestre de 1906, o aparelho já estava concluído.
De fato, em 18 de julho daquele ano, Santos Dumont inscreve-se no Aeroclube da França para disputar duas provas de aparelhos mais pesados que o ar: a taça Archdeacon e o prêmio Aeroclube da França para o aparelho que realizasse um vôo de mais de 100 metros.
Diário de um valente experimentador
18 de julho de 1906: O aparelho concluído.
19 a 29 de julho: Testes com o avião preso ao balão 14 e pendurado num cabo inclinado.
21 de agosto: Testes no campo de pólo.
22 de agosto, 4h: O 14 bis chegou a se levantar do solo. Santos Dumont verificou que o motor de 24 cavalosvapor (CV) era insuficiente.
3 de setembro: Novo motor de 50 CV foi instalado.
4 de setembro, Bagatelle, 5h: O 14 bis correu, mas Santos Dumont não conseguiu manter o controle.
7 de setembro, por volta das 17h: Atingiu uma altura de cerca de 2 m. Às 18h55: O 14bis deslizou no chão. Às 19h20: Nova tentativa, sem sucesso.
8 a 12 de setembro: Alterações no projeto.
13 de setembro, 7h50: O 14bis correu 350 m no solo. Alterações no aparelho. 8h40: Nova tentativa e percorreu cerca de 7 m no ar.
23 de outubro, 9h15: corre em Bagatelle. O 14bis havia sido envernizado para aumentar a sustentação, e alterações foram feitas na carcaça da nacela (espaço do piloto) para reduzir o peso. Às 16h45: O 14bis decola e percorre 60 m numa altura de cerca de 3 m do solo. Santos Dumont ganha a taça Archdeacon.
12 de novembro: Santos Dumont instalou um aileron (dispositivo para controlar a inclinação lateral) octogonal. Quatro ensaios, cada um com uma série de vôos: I) 10h: Voou cerca de 40 m; II) 10h25: Dois vôos, um de 40 m e o outro de 60 m. III) 16h09: Dois vôos, um de 50 m e o outro de 82,6 metros, em 7,2 s, com velocidade média de 41,3 km/h; IV) 16h45: 220 m percorridos em 21 s, a uma velocidade de aproximadamente 37,4 km/h.
O último vôo
Santos Dumont fez alterações no 14 bis, depois dos vôos de 12 de novembro de 1906. A mais importante foi a mudança do aileron octogonal situado no meio das células externas das asas. Ao mesmo tempo, construiu um novo avião, o invento de número 15, alterando profundamente a configuração. Em 4 de abril de 1907, ocorre o último vôo do 14 bis, em Saint Cyr. Voou cerca de 50 m e caiu. Santos Dumont não tentou consertá-lo.
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