O Ministério da Educação, criou a Mostra Nacional de Conselho Escolar, para que os conselheiros escolares que atuam em escolas públicas da educação básica, tenham a oportunidade de contar suas experiências em gestão democrática e na melhoria da qualidade da educação.
Para participar, é preciso informar se tem o tempo mínimo de 12 meses de atividade, e os membros do conselho escolar devem identificar em qual categoria se enquadram.
As provas poderão ser artigos e matérias publicados em jornais, revistas ou na internet, estatísticas que demonstrem efetivas melhoras de indicadores educacionais, em itens como acesso, permanência e rendimento dos estudantes, registro fotográfico ou em vídeo. Os trabalhos serão avaliados em três etapas.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre concurso público para professor com salários de até R$ 4,6 mil
Embrapa prorroga prazo de inscrições de concurso público com salários de até R$ 12,8 mil
Especialista orienta a respeito de cuidados ao aceitar propostas de trabalho no exterior
Governo autoriza concursos públicos para Enap e Fundação Palmares
Prêmios
Cada membro do conselho escolar receberá certificado, os vencedores também receberão placa em homenagem ao conselho escolar. Além disso, as experiências serão publicadas e terão destaque no banco de experiências do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, no portal do MEC.
Conselho
Os conselhos apresentam uma série de responsabilidades, entre elas, são responsáveis por acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, deliberar sobre normas internas e o funcionamento da unidade, participar da elaboração do projeto político-pedagógico, mobilizar a comunidade escolar do município onde a escola situa-se a participar de atividades para melhorar a qualidade da educação.