Estudantes de outras modalidades, como EJA (Educação de Jovens e Adultos), conhecida popularmente como ensino supletivo, estão aptos a participar, desde que sua série escolar corresponda ao quarto ou quinto ano do ensino fundamental.
As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 29 deste mês, na página da OBMEP. Elas devem ser feitas em nome das escolas, exclusivamente, pelas secretarias de Educação municipais e estaduais e pelos representantes das escolas federais. O link foi enviado nesta quarta (1º) por e-mail para todas as secretarias e representantes. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2529-5084.
A OBMEP Nível A é uma prova de fase única. Elaborado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), o material de prova será disponibilizado no site da Olimpíada em 30 de setembro. Com 15 questões objetivas, a prova será aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas de todo o Brasil. As questões envolvem características de raciocínio lógico e criatividade, já conhecidas da OBMEP, que é uma competição realizada desde 2005 pelo IMPA e destinada para alunos do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
Leia mais:
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina
Ministério da Previdência terá concurso com 250 vagas de nível superior
Um terço dos professores de ensino médio dá aula em mais de uma escola
Na OBMEP Nível A, as secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são os responsáveis pela impressão do material de prova, pela logística de aplicação e correção das provas e, também, por qualquer eventual premiação que venham a definir. A divulgação do gabarito da prova no site da OBMEP está prevista para o dia 26 de novembro.
Lançada em 2018, a OBMEP Nível A visa estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Organizada pelo IMPA, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e do MEC (Ministério da Educação), a competição objetiva também difundir a cultura matemática, assim como identificar novos talentos e promover a inclusão social a partir do conhecimento.