Em um sentido figurado, a palavra “plural” pode significar “múltiplos”, “variados”. Pois é assim que se encaixa a atual lista de leituras obrigatórias do Vestibular UEL 2022, já que possui uma diversidade de gêneros, escolas literárias e perfis de autores.
Vale lembrar que grande parte da lista é atualizada a cada dois vestibulares. A atual já foi base da edição 2021. Dos processos seletivos anteriores (edições de 2019 e de 2020), três obras permaneceram: Clara dos Anjos, de Lima Barreto; Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco; e “Poemas escolhidos”, de Gregório de Matos.
Inclusive esta última é, por ordem cronológica, a primeira obra. Publicada na década de 1970, reúne – como o título indica - os poemas líricos e satíricos feitos no século 17 pelo escritor baiano, no período do Barroco (1601-1768), conhecido por ser um movimento que estava procurando um novo olhar sobre Deus e o homem.
Leia mais:
Sisu 2025 terá cotas para estudantes de áreas rurais
Evangélicos jogam menos na Mega-Sena, e adesão a bets é igual, mostra Datafolha
'Demure' é eleita a palavra do ano por dicionário online; veja lista completa
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Já na chamada Era Nacional, marcado pela autonomia da literatura brasileira, foi publicado em 1862, “Amor de Perdição”. Dentro do Romantismo (1836-1881), a obra do português Camilo Castelo Branco tem como gênero literário a novela, no meio termo entre o romance (obras mais longas) e o conto (obras mais curtas).
Continue lendo na Folha de Londrina.