Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório

Redação Bonde com Agência UEL
26 mar 2024 às 13:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
O álbum Cabeça Dinossauro (WEA, 1986), composto pelo grupo paulista de rock Titãs, foi listado como obra obrigatória para o Vestibular UEL 2025, segundo divulgado pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL nesta segunda-feira (25). 


Junto de outras sete obras de literatura (confira no final da matéria), os vestibulandos terão de responder questões acerca do terceiro álbum do conjunto paulista, uma mistura de canções ácidas de protesto que marcariam a carreira do nascente grupo a partir de então.


Cabeça Dinossauro é considerado um marco na música nacional e traz canções icônicas, como “Bichos Escrotos”, “Família”, “Homem Primata” e a música título, “Cabeça Dinossauro”, uma crítica ácida à vida em sociedade. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A faixa introdutória, feita durante uma viagem de ônibus do grupo, por sinal, foi um arroubo de inventividade: surgiu de um cântico Xingu trazido pelo vocalista Paulo Miklos ao grupo, que, em êxtase, logo encaixou – aos gritos – frases que remetessem à “Idade da Pedra” e à irracionalidade humana, como “pança de mamute” e “espírito de porco”. Tudo isso dentro de um ônibus em movimento e com um violão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


Com canções compostas por todos os oito integrantes – Tony Bellotto (guitarra), Nando Reis (baixo e voz), Charles Gavin (bateria), Paulo Miklos (voz e sax), Branco Mello (baixo e voz), Arnaldo Antunes (voz), Marcelo Fromer (guitarra) e Sérgio Britto (teclados e voz) -, Cabeça Dinossauro surgiu da inquietação após a prisão de Arnaldo e Tony Bellotto por porte de heroína. 

Publicidade


O álbum, com 13 músicas, representa, também, um momento de ruptura na carreira ao trazer uma sonoridade mais pesada ao grupo, que foi muito bem recebida pela crítica após o lançamento de “Televisão” (1985), embora as rádios resistissem em tocar canções muito críticas do álbum num primeiro momento.


O episódio da prisão foi combustível para a já crescente insatisfação dos músicos, que partiram para composições ácidas que misturavam punk, reggae e funk, embalados por letras críticas ao momento político brasileiro. 

Publicidade


O país ainda passava por uma ditadura militar que, ainda que estivesse formalmente se desmanchando, mantinha-se suficientemente forte no imaginário popular. Isso tudo fermentou a guinada pesada na sonoridade do grupo.


Imagem
Após restrições da Sema, teatro da Paixão de Cristo no CSU de Londrina é cancelado
O teatro do Auto da Paixão de Cristo, originalmente agendado para a próxima Sexta-feira Santa (29), no CSU (Centro Social Urbano) da vila Portuguesa em Londrina, teve que ser cancelado


DIÁLOGO COM OUTRAS OBRAS 

Publicidade


A escolha do álbum musical para a prova, revela a coordenadora de Processos Seletivos (Cops), Sandra Garcia, é uma forma de ampliar os horizontes dos estudantes na hora do concurso. “A literatura é e sempre será uma característica forte nos nossos processos seletivos. A intenção (com o álbum musical) é de ampliar o repertório do estudante com obras contemporâneas e modernas. Iniciamos neste vestibular com um álbum muito instigante que trará uma nova forma de diálogo com a literatura”, comentou.

Publicidade


VESTIBULAR UEL 2025


O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.

Publicidade


OBRAS INDICADAS PARA O VESTIBULAR UEL


1. O rei da vela – Oswald de Andrade;

Publicidade


2. O seminarista – Bernardo Guimarães;


3. Niketche – Paulina Chiziane;


4. Torto arado – ltamar Vieira Junior;


5. Melhores poemas – Fernando Pessoa;


6. Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto;


7. Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga;


8. Cabeça dinossauro – Titãs.


Imagem
Voluntária restaura fonte com jarros de barro usada na Semana Santa do Santuário
Uma designer voluntária restaurou 14 jarros de barro utilizados nas missas e celebrações da Semana Santa do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade